Balaio dos Prazeres Restaurantes

Pés n’Areia Um conceito perfeito para o verão luandense

Escrito por figurasnegocios

Tradicionalmente, os restaurantes de praia na província de Luanda têm se concentrado na Ilha do Cabo, no Mussulo, e, até certo ponto, na Praia de Sangano e no Cabo Ledo. Em zonas como a Chicala, Corimba, Praia Amélia, Kapossoka e Cacuaco, para citar apenas estas, o que mais proliferam são as barracas e outros estabelecimentos informais, onde prolifera o mufete e outros pratos igualmente deliciosos e imprescindíveis.

O surigmento do restaurante Pés n’Areia na Praia do Kapossoka, conhecida também como a Praia dos São-tomenses, é, por isso, uma linda anomalia, uma aposta ousada de restauração numa zona que é conhecida apenas por aqueles que apreciam um bom peixe ao estilo são-tomense. Por ironia do destino, um dos artigos mais lidos neste portal é precisamente sobre as barracas de são-tomenses que por aqui proliferam; tal era o espanto dos nossos leitores sobre a existência destes espaços que muitos começaram a frequentar esta zona.

A gerência do Pés n’Areia viu o potencial turístico deste local, ignorado pela esmagadora maioria e pelos principais decisores da urbe, e decidiu seguir em frente. O que foi criado aqui é um espaço descontraído, jovem, divertido e alegre, onde o ênfase está na boa disposição e no bom convívio.

O nome do restaurante faz jus à expectativa: realmente, as mesas estão colocadas por cima da areia e degustas da tua refeição com os teus pés enfiados nela. O típico restaurante de verão. É uma sensação de conforto e relaxe, que funciona bem com o nosso amor pela praia. A decoração do restaurante é simples e rústica, mas não deixa de denotar um certo bom gosto e cuidado com o meio-ambiente: não foi feita quase nenhuma obra avultada na areia, e a madeira é o principal material usado. Ao cair da tarde tens direito a um magnífico pôr do sol, e tanto de dia como de noite, o Mussulo não sai de vista.

A ementa é dominada pelo peixe; aliás, o próprio restaurante está rodeado dos barcos de pesca desta comunidade. Há que juntar o útil ao agradável. O Mufete São-tomense é sem dúvida o melhor prato no menu: é uma porção generosa muito bem temperada que respeita o local onde o restaurante está inserido. Mas não faltam outros petiscos, até mesmo carnívoros, como as asinhas de frango panadas (são mesmo crocantes). O resto dos pratos são bastante comuns nos restaurantes de Luanda, mas alguns têm um toque extra: o Bife Pés n’Areia, por exemplo, é um filé mignon servido com purê de batata doce e não a habitual batata frita ou rena. Para a sobremesa, recomendamos o mousse de maracujá caseiro.

Para beber, destaque para os cocktails originais do barman, muitas delas feitas com fruta fresca e da época como maracujá, pitada e laranja. Há também os vinhos habituais (a maioria portugueses), gin tónicos, e uma diversa gama de cervejas nacionais.

Há alguns detalhes a melhorar, como a velocidade do serviço (o staff é simpático, mas é necessário mais rapidez) e o volume da música: preferíamos que a música estivesse num volume moderado durante o dia.

O Pés n’Areia abre de quarta a domingo, a partir do meio-dia.

CARACTERÍSTICAS

  • Bom para grupos
  • Cozinha tradicional angolana
  • Esplanada
  • Estacionamento
  • Local à beira-mar
  • Permitido fumar
  • Vinho a copo
  • Vista bonita.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário