Balaio dos Prazeres Cultural

RUCA VAN-DUNEM – Um notável impulsionador e defensor do género kizomba

Escrito por figurasnegocios

Em atividade nas décadas de 1980/90. Agora um empresário, aposentado da música. Ruca Van-Dunem, tem história para ser ídolo por largas décadas. A sua veia compositora, a fina marca melódica e a paixão pela música fizeram de si, nos anos 90, um dos mais notáveis produtores, impulsionadores e defensores do género musical kizomba.


Das suas mãos nasceram algumas das mais dançadas e “pujantes” canções produzidas em Portugal, por músicos africanos de expressão portuguesa, que buscavam afirmação, num concorrido mercado, dominado por executores de Cabo Verde.

Autor de temas de sucesso, como “Garina”, “Som da Banda”, “Kandengue”, “Manha de Domingo”, “Kazumbi” e “Som de Luanda”, tem um profundo amor e respeito por Eduardo Paim.

Deste seu ídolo e mentor musical, recebeu luz verde para dar corpo a um projecto que se tornou “viral” nas pistas de dança, em Angola e na diáspora.

Empresário da classe média, Ruca Van-Dunem deixou um legado que, ainda hoje, mexe com o ego dos inseparáveis fãs da década de 90.

Produziu quatro volumes do Projecto “Sem Kigila” e, com eles, conheceu o sucesso. Ao lado de Eduardo Paim, Paulo Flores, Luandino de Carvalho, Ricardo Abreu, Fernando Kental, Tino Fortes, Lura, Maninho, Jacinto Tchipa (…), seus intérpretes de eleição, “saboreou” o sucesso e viu o seu nome expandir-se na lusófona.

Ruca deixou para traz a febre da música, “fugiu” do exigente público, saiu dos holofotes da grande imprensa, mas manteve viva as suas memórias.

Ruca Van-Dunem estava ausente da terra Pátria, em missão pelo Dubai.

Segundo Ruca Van-Dunem, Paim começou a carreira quando ele tinha apenas seis anos de idade, daí considera-lo um mentor.

Afirmou que Eduardo Paim, no período de 85 a 95, “carregou a música e a cultura angolana às costas, sendo praticamente o único que fazia as canções que se ouviam nas rádios e festas”.

Ruca afirmou que Eduardo deve ser acarinhado por toda a sociedade, sublinhando que foi um dos grandes responsáveis pelo projecto “Sem Kigila”.

“O Sem Kigila nasceu com a elaboração da música Garina, que eu queria mostrar ao Eduardo. Ele, num dos seus intervalos de ensaios para o seu primeiro disco, ao ouvir a música, sugeriu-me fazer mais sete iguais e gravar um disco”.

“Foi um dos responsáveis pela existência do Sem Kigila, porque se naquele dia ele não tivesse tido aquela atitude, provavelmente o projecto nem tinha nascido”, confidenciou.

Segundo Ruca Van-Dunem, tratou-se de um projecto familiar.

“Eu nunca fui cantor. Fiz as composições todas dos 4 Sem Kigilas e tinha uma missão difícil de, em cada um deles, escolher aqueles que achava serem os intérpretes certos para as músicas feitas na altura”, explicou.

Confessou que fica sensibilizado ao ver que, mais de 20 anos depois, as músicas do “Sem Kigila” fazem ainda sucesso e são cantadas pelos fãs.

“É de facto emocionante e tocante, Foi um projecto de muita familiaridade. Naquela Altura, a tecnologia não era tão evoluída. Havia muitas dificuldades para fazer determinadas coisas, mas todos nós, unidos, conseguimos que corresse bem”, sublinhou.

O projecto envolveu várias vozes, vários profissionais, vários amigos de Ruca Van-Dunem. Ricardo Abreu é um dos que mais se evidenciou, com o tema de sucesso “Manhã de Domingo”.

À semelhança do amigo Ruca, deixou a música para traz e seguiu novos passos. A febre da canção ficou definitivamente fora dos seus planos.

Autor de um dos temas de maior sucesso do projecto “Sem Kigila” (“Alucinação”), lembrou das primeiras grandes aparições de Eduardo Paim. “Nós éramos miúdos e lembro-me que uma das primeiras grandes enchentes do Eduardo foi no antigo Tartaruga. Vi-o actuar também naquela discoteca na cave do Hotel Panorama e nós sabíamos que ele ia percorrer essa belíssima carreira”.

Ruca Van-Dúnem anuncia
regresso à música

O empresário Ruca Van-Dúnem está de regresso às lides musicais. O músico ficou conhecido pela canção “Manhã de domingo” e “Sem kigila”, partilhou uma nota com o cantor e compositor Eduardo Paim, companheiro de longa data, a anunciar o regresso aos palcos.

Por:@gutovip07

 

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário