Balaio dos Prazeres Cultural

Talentos angolanos encantam nos palop

Escrito por figurasnegocios
O sul de Portugal está a ferver africanidade. Prova disso é a terceira edição do Festival Internacional de Artes Performativas de Loulé, “Tanto Mar”, que acontece no cineteatro louletano. “Tanto Mar” vai reunir artistas de Angola, São Tomé e Príncipe e Brasil.

O objectivo do evento é “complementar a oferta regional e nacional e desenvolver, ao longo do ano, directa ou indirectamente, o trabalho de cruzamento de experiências entre os criadores dos países onde o português é a língua oficial”, lê-se na breve introdução publicada no site oficial do cineteatro louletano.

A presidente da associação Folha de Medronho, Alexandra Diogo, adiantou à agência Lusa que o festival terá “uma pequena representação artística para abrir o apetite”, com entrada livre ao público, a partir das 18h, na editora Sul Sol e Sal – Casa do Meio Dia. Os espectáculos só arrancam no dia 23, às 21h, com apresentação de “Amêsa”, protagonizado por artistas angolanos do grupo Elinga Teatro.

No dia 24, também pelas 21h, o cineteatro louletano será palco do grupo são-tomense Cacau Teatro, que apresentará o espetáculo “Mionga”.

No dia 25, às 21h, o Festival Tanto Mar fecha as cortinas com a performance do grupo brasileiro O Poste do Espectáculo “Ombela”.

Com o festival, que em 2021 não se realizou presencialmente e contou com iniciativas no formato online devido à pandemia pela Covid-19, pretende-se trazer à cidade de Loulé o título de palco europeu privilegiado no campo das artes performativas.

O director artístico do “Tanto Mar”, João de Mello Alvim, sublinha, no entanto, que o festival não vê o seu fim, após três dias festivos, no fechar das cortinas, mas sim o arranque de um novo ciclo anual de trabalho da equipa da “Folha de Medronho”.

A edição de 2022, organizado pela equipa Folha de Medronho e pela Câmara Municipal de Loulé, vai contar com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian “no apoio à internacionalização”, refere Alexandra Diogo. A presidente da associação acrescenta que o festival ainda vai contar com “o apoio da Direção-Geral das Artes, que vinha de 2021, mas como o festival não se realizou, presencialmente, transitou para 2022.”

Por Paula Suaila

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário