Actualidade Balaio dos Prazeres

DIGITAL.AO: ANGOLA TEM NOVO CENTRO TECNOLÓGICO

Escrito por figurasnegocios

Luanda acaba de receber uma infra-estrutura que vai ajudar a atender as necessidades tecnológicas juvenis e a desenvolver novos quadros. O Digital.AO teve o seu edifício inaugurado recentemente pelo Presidente da República João Lourenço, na companhia do ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem.

O projecto do Ministério das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social tem como intuito aumentar e promover a inserção da população angolana dentro do mercado digital.

“[Digital.AO] representa a oportunidade de formação para que [os jovens] possam mais facilmente serem absorvidos pelo mercado de trabalho mas, sobretudo, a oportunidade para a partir daqui poderem desenvolver os próprios negócios, serem independentes e não ficarem a espera de um empregador”, disse João Loureço à imprensa.

Este não é o primeiro projecto do género, pois existe um outro centro no Uíge, Norte do país, mas de menor dimensão. “Vamos procurar localizar novos projectos idênticos em outros lugares do país. É evidente que não podemos pôr um em cada província, mas podemos colocar por regiões, por forma a facilitar a deslocação dos jovens em distâncias mais curtas para poderem beneficiar, por igual, das mesmas oportunidades”, declarou ainda João Lourenço.

O ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social disse ainda que a estrutura está munida de equipamentos tecnológicos de informação e telecomunicações, capazes de atender as necessidades da sociedade.

“O espaço que hoje apresentamos não nasce isoladamente, mas é parte da estratégia para a massificação e inclusão digital de médio e longo prazos em todo o território nacional, envolvendo vários setores e personalidades da sociedade, onde diversos programas e projetos estão a gerar mais valorização das TIC, aumento da literacia digital e tecnológica, melhoria da qualificação profissional, aumento da competitividade empresarial e oferta melhorada de produtos e serviços eletrónicos”, disse.

O edifício do Digital.AO está localizado na distrito do Rangel, em Luanda, é composto por três edifícios com vários compartimentos que se dividem em laboratórios, salas de reuniões, vídeoconferência, formação, treinamento, capacitação e certificação internacional, seis salas para startups com a capacidade de reunir cerca de 25 empreendedores, 12 espaços com várias funcionalidades para co-working.

Os serviços da Digital começam por destacar o registo de domínios, fábrica de software, correio de e-mail corporativo, mentoria e acompanhamento de startups, hospedagem, entre outros. O edifício da Digital.AO teve um orçamento de 1,3 mil milhões de kwanzas (cerca de dois milhões de euros).

in Jornal de Angola.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário