Figuras de Lá

Figuras de Lá – Edição nº218

Capitão Ibrahim Traoré
inteligente e corajoso

O Capitão Ibrahim Traoré, Presidente do Burkina Faso, se considera um nacionalista e seguidor dos ideais do falecido Thomás Sankara. A sua prioridade como Presidente de transição é a de criar a estabilidade suficiente para organizar uma transição democrática pacífica. Não se sabe quando isso irá ocorrer, mas o Capitão Ibrahim vai se candidatar para concorrer e, claramente, poderá vencer as eleições presidenciais.Ibrahim Traoré foi empossado como líder do Movimento Patriótico de Salvaguarda e Restauração (MPSR) e como o Presidente de transição do Burkina Faso. Nasceu em 1988 em Ouagadogou, a capital, e professa a religião católica. Possui uma licenciatura pela Universidade de Ougadogou, entrou no exército em 2009 e fez especialidade militar em Marrocos. No desempenho de várias das suas funções militares, o Capitão Ibrahim sempre foi descrito como “muito corajoso”. Um dos seus feitos mais destemidos foi o de rever mesmo as relações diplomáticas com a França, tendo dado um ultimato de um mês para que todos os militares franceses abandonassem o seu País. Nas relações externas, além de priorizar as relações com as organizações regionais como a CEDEAO, o Capitão Ibrahim fez do vizinho Mali um aliado estratégico na luta contra o terrorismo islâmico. A maior oposição ao poder de Ibrahim Traoré vem da vizinha Costa do Marfim, o país africano mais pró-França. Por lá se refugiaram vários políticos do anterior regime, inclusive o ex-Presidente Blaise Comparore, bem como alguns críticos de Ibrahim Traore, e lá se realizam reuniões e propaganda para o derrube do actual governo, esperando contar com o apoio da França. Mas o Capitão Ibrahim revela ser inteligente, carismático, corajoso e tem conquistado muita popularidade.


Felix Tshisekedi
Integridade!

Na sua visita à RDC, o Presidente Macron brigou com o Presidente congolês quando este decidiu lembrar ao seu colega francês sobre o envolvimento do seu país no genocídio de 1994. Tshisekedi perguntou como a França iria restaurar a segurança no Congo? Em vez de uma resposta diplomática, Macron começou a discutir com o colega bem à frente dos repórteres, dizendo que rejeita a responsabilidade que está a ser atribuída à França. A posição de Tchisekeki foi considerada pelos jornalistas de “séria e íntegra”para que Mácron “aprenda a lição”.


Shakira
Dependente Emocional

A cantora Internacional Shakira quebrou o silêncio sobre a polémica separação do futebolista espanhol Gerald Pique, numa entrevista televisiva em Barcelona que concedeu a Enrique Acezedo. A artista mostrou-se mais forte que nunca, apesar de ter passado por momentos muito difíceis no último ano. “Comprei essa história de que uma mulher precisa de um homem para ficar completa…Também tive esse sonho de ter uma família em que os filhos contassem com um pai e uma mãe debaixo do mesmo tecto. Nem todos os sonhos da vida se concretizam, mas a vida encontra uma forma de te compensar de alguma maneira e creio que comigo isso aconteceu com estes dois filhos estupendos, maravilhosos, que me enchem de amor todos dias”- garantiu Shakira, para depois afirmar: ” Sempre fui demasiado dependente a nível emocional dos homens, era apaixonada pela ideia do romance e acho que essa historieta, de alguma maneira, levou-me a outra perspectiva e sinto que sou suficiente.”


George Weah
bisar para melhorar

George Weah, antiga estrela do futebol mundial, anunciou em Freetown, capital da Libéria, a sua candidatura para um segundo mandato como Presidente do país. Aos liberianos, Weah prometeu “um mandato de oportunidades, de transformação e de desenvolvimento”. De 56 anos, Weah chegou ao poder em 2018, depois de vencer as eleições de Outubro de 2017, capitalizando o seu estatuto de ícone adquirido depois de se tornar o primeiro e único africano a ganhar o prémio individual de maior prestígio do futebol, a Bola de Ouro, em 1995. A eleição presidencial está marcada para 10 de Outubro num país que ainda se está a recuperar de guerras civis consecutivas entre 1989 e 2003. Os conflitos armados mataram cerca de 250 mil pessoas. A Libéria, uma nação de cinco milhões de pessoas, e das mais pobres do mundo, também foi devastada por uma pandemia de Ébola. Mas Weah tranquiliza os seus concidadãos, assegurando que “o estado da nossa Nação é forte”.


Nigeriano Bola Tinubu
enfim, pr!

Com 70 anos, Bola Tinubu venceu as eleições presidenciais na maior nação de áfrica, a Nigéria, numa disputa acirrada entre os candidatos. Proveniente do partido governista,o APC, Bola Ahmed Tinubu é formado em Administração de Empresas, e promete uma governação “corajosa” no País, notadamente em relação à segurança da Nigéria. Muçulmano, da etnia yoruba, Tinubu vai enfrentar uma economia em crise no seu país e os observadores que admitem fragilidades na sua saúde, estão cépticos quanto a sua governação.


Emmanuel Macron
‘passeio’ improdutivo

Emmanuel Macron, Presidente da França, deu um “salto” a alguns países africanos (Gabão, Angola, RDC e República do Congo Brazzaville) para explicar, entre outras coisas, a sua política exterior para a África, numa altura em que se confronta com alguns países antigos colonizados pelo seu país. As notícias que a imprensa internacional reporta, dizem que a “promenade” de Macron não surtiu os efeitos planificados pelo gabinete de “Quae DHorsay”.

 

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário