Figuras de Lá

Figuras de Lá – Edição nº216

Lula da Silva
Retorno histórico

Em Janeiro de 2023, Lula da Silva vai iniciar a sua terceira governação como Presidente do Brasil eleito pela maioria populacional. Ele está entusiasmado pela última presidência, onde colocou o Brasil nos píncaros de países com desenvolvimento assegurado mas,é claro,a situação política e económica já não é favorável para si e o governo que dirige. Um facto é real, Lula, um dos políticos brilhantes que o Brasil pariu, é um entusiasta do seu país e povo que o ajudará no percurso do desenvolvimento sustentável que pretende.


Netumbo Nandi Ndaitwah
comando femInino

Ela é vice primeira-Ministra da Namíbia e a crítica considera-a como a primeira Presidente do país, sucedendo Hage Geingob, que vai deixar o cargo em final de mandato, em 2024. Aos 70 anos, Netumbo Nandi-Ndaitwah foi eleita como vice-Presidente da Swapo e comandará a lista de candidatos a Presidente da República. Superou a primeira-Ministra, Saara Kuungongelwa-Amadhila, e o Ministro do Meio Ambiente, Pohamba Shifeca na corrida pela segunda posição na liderança da Swapo. “Faremos história ao eleger a primeira mulher na África austral”- disse Hage Geingob, que se recusou a endossar um dos seus predecessores como seu sucessor.


Paul Kagame
INCONVENIENTE

Paul Kagame, Presidente do Rwanda, que está em conflito fronteiriço com a República Democrática do Congo acabou por faltar à cimeira organizada por João Lourenço,em Luanda. Observadores internacionais consideram a sua posição, no mínimo “inconveniente”. Os conflitos entre os dois países é a pretensa ajuda do Rwanda aos rebeldes congoleses no leste da RDC que, entretanto, concordam com a Declaração de Luanda que exige rigor e eficiência dos exércitos da África Oriental na ajuda ao governo de Felix Tshisekedi para combater os grupos rebeldes armados no território congolês.


Paul Kagame/Felix Tshisekedi
Reconciliação

Paul Kagame, Presidente do Rwanda e Felix Tshisekedi, da República Democrática do Congo, poderão se reconciliar, pondo cobro às desavenças sobre o pretenso apoio ruandês aos rebeldes congoleses no leste da RDC . A mediação do conflito, por parte do Presidente da República de Angola, João Lourenço, está a ser vista com bons olhos pela comunidade internacional. O abraço e aperto de mãos dos dois presidentes desavindos deverá acontecer na capital de Angola, Luanda, e como testemunhas, certamente poderão comparecer na próxima cimeira de Luanda, o Presidente do Burundi, Evariste Ndayishimiye e o antigo chefe de Estado do Quênia, Uhuru Kenyatta. Oxalá os presidentes vizinhos materializem os acordos e respeitem os compromissos que virão ser assumidos proximamante.


Xi Jinping
Imperador

Xi Jinping, Presidente da China, recebeu um inédito terceiro mandato – o que lhe garante ao menos mais quinze anos de poder,com possível extensão para vinte- afirmando-se líder absoluto da potência que ele quer alçar como a maior e mais influente do mundo. Foi no final do 20º Congresso do Partido Comunista da China em que Xi fez questão de indicar, um a um, os integrantes do novo Comité Permanente do Bureau Político, órgão máximo do partido.E são todos fiéis aliados escolhidos a dedo. Além de garantir acólitos no círculo governamental, ele aprovou pessoalmente os responsáveis pela segurança interna, os comandantes militares, os ideólogos e os principais tecnocratas, preparando o terreno para fazer da China a superpotência militar e tecnológica que ambiciona, sob o controle inflexível do PCC. Ah,no Grande Salão do Povo, Xi Jinping viu o seu antecessor, Hu Jintao, retirado por seguranças sem nenhuma explicação oficial.


Ramaphosa/Jacob Zuma
SEPARADOS

Cirus Ramaphosa vai se recanditar como Presidente da República da África do Sul em 2023, mas o seu predecessor, Jacob Zuma, ambos do ANC, não deixa de planear rixas políticas. Zuma foi tirado da presidência da República por alegada corrupção e sucedeu-o Ramaphosa. Este, assumido de altos poderes do Estado, não poderia ilibar Zuma que foi preso pelas autoridades judiciais à condição. Na Província de Natal, berço de Zuma, um outro militante do ANC decidiu confrontar Ramaphosa na luta pela presidência de África do Sul, facto que tem sido visto como um complô contra o actual presidente.


Gianni Infantini
FIRMEZA

O Presidente da FIFA, Gianni Infantini, mostrou firmeza ao discursar, em Doha, Qatar,na abertura do Campeonato Mundial de Futebol. Não criticou a falta de direitos humanos no país, mas, subrepticiamente, repontou a Europa que, na busca de fontes para ganhar dinheiro, ” também “ignora” os direitos mais elementares dos homens. Note-se que no Qatar, milhares de imigrantes foram contratados a “preço de chuva”, e mesmo antes de se dar início à competição, a imprensa ocidental aventou a hipótese de terem morrido nas obras cerca de seis mil.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário