Figuras de Lá

Figuras de Lá – Edição nº214

Escrito por figurasnegocios

Ana Gomes
OUTRA POSTURA

Ana Gomes, declaradamente contra a política do MPLA em Angola, já não ataca o ex-Presidente José Eduardo dos Santos e sua família por razões judiciais. A sua postura mudou em relação ao governo de João Lourenço, mas nem tanto assim, pois ainda admite o seu interesse (antigo) à Unita de Adalberto Costa Júnior na contenda eleitoral. Na luta por uma intervenção mais activa nas “makas” políticas angolanas, Ana Gomes desconfia que o governo de Angola não vai convida-lá para observar a campanha eleitoral mas “namora” um furo da UNITA. Vamos ver…


Neymar
PATINHO FEIO

O futebolista brasileiro Neymar zangou-secom os colegas e dirigentes do seu clube francês Paris Saint Germaine (PSG) . Fora dos relvados, o seu percurso como uma das estrelas mundiais mais proeminetes no mundo do futebol está manchado por episódios pouco exemplares. Alguns dirigentes desportivos de diversos clubes têm-no considerado um “elemento tóxico” nos grupos por onde passou, mas ainda assim, vai ganhando uma certa maturidade e oxalá que junte a sua mestria ao respeito para com os colegas de balneário e os adversários…


Ettiene Tshisekedi
MAKAS

Na República Democrática do Congo, a situação político-militar não anda boa, porquanto o exército regular do País é agitado por elementos opositores ao regime do Presidente Ettiene Tchissekedi numa altura em que as autoridades congolesas denunciam o vizinho Ruanda de alimentar os rebeldes do M23 para assassinar pessoas e destruir infraestruturas no leste.Na capital, Kinshasa, os detractores do governo de Etiene Tchissekedi não se cansam de fazer manobras para o país não se desenvolver.Enfim,são ingredientes de makas que se acumulam para o Presidente congolês-democrático resolver.


Fátima Bernardes
fim de “encontro”

Fátima Bernardes, a vedeta apresentadora de TV Globo, vai despedir-se do seu público e por este facto o programa fabuloso “Encontro” chega ao fim. Ela acumulou simpatia e reconhecimento unânime por parte dos seus colegas de longa viagem e milhares de telespectadores. Afinal, ela merece esta homenagem, uma vez que foi capaz de conquistar o mundo da televisão global.


Grace Mugabe
EMPREENDEDORA

Viúva de Robert Mugabe,Grace parece que desistiu da política.Note-se que o seu partido, em que sempre esteve a liderar o seu marido, Robert Mugabe, tentou alcandorá-la para o substituir, mas ela agora aposta no empreendedorismo em Harare. Considerada em alguns meios como “encrenqueira”, tanto no Zimbabwe, quanto na região, notadamente na África do Sul,Grace Mugabe está muito entusiasmada para os desafios futuros como empresária no País e há quem acredite que ela vai vincar.Com estudos superiores no Zimbabwe,China e Inglaterra,Grace Mugabe tem 4 filhos com o falecido marido.


Mia Couto
LIÇÕES DE VIDA

Um experimentado jornalista e escritor, o moçambicano Mia Couto é dos poucos do seu País que pode contar a história de Moçambique de uma forma criativa, artística e clara. Tem uma pena brilhante, muito incisiva nas reflexões que faz sobre os problemas sociais. Os seus textos literários são autênticas lições de vida.Mia Couto privou com diferentes personalidades moçambicanas ,desde políticos às pessoas anônimas. Com o seu escrever agridoce, faz a diferença e harmoniza o País de Mondlane e Machel, mas também de Dlakhama.


Paul Kagame
NEUTRALIDADE?

O Ruanda, de Paul Kagame, diz-se “neutro” da maka no vizinho RDC entre o exército regular deste país contra os guerrilheiros do M23. Mas… no terreno as autoridades congolesas acusam de ingerência ruandesa sobre o seu território.No dito ou não dito,acumulam-se acções,inclusive de Angola,para reconciliar os vizinhos RDC e Rwanda na senda da conquista de um clima de paz e vizinhança no interesse comum para o desenvolvimento de África.


Papa Francisco
MULHERES NO VATICANO

O Papa Francisco anunciou que vai nomear duas mulheres para o Discatério dos Bispos,o organismo da Cúria Romana que ajuda o Pontífice na escolha dos pastores diocesanos. A revelação foi feita numa entrevista à agência Reuters quando o Sumo Pontífice abordava a presença das mulheres no Vaticano.Ao serem nomeadas, será a primeira vez que duas mulheres trabalharão no Discatério,estando envolvidas no processo de eleição de novos pastores diocesanos.Segundo o Papa,o Vaticano está aberto à presença de mulheres e isso tem sido um caminho que tem vindo a ser aberto.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário