Figuras de Lá

FIGURAS DE LÁ – EDIÇÃO Nº221

Filipe Nyussi
CONTESTADO!

Os resultados das eleições autárquicas no País deu mote à população contestar o período em que Filipe Nyussi governa como Presidente da República de Moçambique. Com efeito, a Sociedade Civil instigada pelo segundo partido que a Comissão Eleitoral apurou, a Renato, organizam passeatas e manifestações inclusivamente em cerimonias que Nyussi preside ao perspectivar um não à Frelimo no próximo pleito eleitoral legislação e presidencial.
Filipe Nyussi deve aquilatar essas demonstrações para que as acções do seu governo sejam inclusivas e participativas.

*******************************

Graça Machel
MAMÃE CORAGEM!

Graça Machel, viúva de Samora Machel, em Moçambique, e Nelson Mandela, na África do Sul não se cansa de praticar o activismo social pelo mundo, como desafiou na sua terra natal, aos dirigentes da Frelimo que dirigem Moçambique como “casa da mãe Joana.A crítica contundente de Graça Machel foi na contagem de votos para as eleições autárquicas que a CNE ditou a vitória da Frelimo em detrimento dos opositores. Até aqui, fazem-se manifestações populares contra o “vencedor”.

*******************************

António Costa
DEMISSÃO

Em Portugal,o Primeiro Ministro do governo, António Costa, pediu demissão do cargo ao Presidente da República, depois de um escândalo governamental onde desponta alegadamente corrupção.
António Costa, à frente do governo português, resistiu a acusações como geringonça, irritante e,agora,o negócio do lítio ditou-o um Basta na governação e o Presidente da República anunciou para o próximo mês eleições legislativas.

*******************************

Papa Francisco
EXALTAÇÃO

O Papa Francisco não se cansa nas suas homilias de exaltar a Concórdia entre os homens mormente entre os que guerream entre países e àqueles que optam matar sobretudo mulheres e crianças no mundo. Particularmente, a exaltação do Papa vai ao encontro no Médio Oriente onde Israel promete represálias na Faixa de Gaza e na Ucrania onde a Rússia invadiu o país.

*******************************

Emmanuel Mácron
OLHO NA ÁFRICA

É verdade, o Presidente da França, Emmanuel Mácron na peugada dos seus predecessores, não se cansa de olhar na África, sobretudo nos antigos colonizados, na perspetiva de “sugar riquezas” para engrandecer a França.Mas a história parece que parou em alguns países como Burkina Faso, Mali, Tchad, Níger, RCA e Guiné Conacri.
No fundo, os líderes desses países não toleram imposições do exterior mais concretamente da França que, dizem, tem comportamento de neocolonizador.

*******************************

George Weah
COMPROMETIMENTO

Político dos melhores de África na governação dos países,George Weah aprendeu a lição da Democracia na presidência da Libéria.Concorreu pela segunda vez para Presidente do seu país e acabou derrotado.Não reinvindicou o lugar e felicitou o seu adversário que ganhou a eleição,ao contrário dos que advogam um terceiro mandato ou fazem manobras para eternizar no poder nos países.
Recorde-se que Weah esteve na presidência da Libéria cerca de seis anos e substituiu uma mulher que deu exemplo na governação do País.

*******************************

António Guterres
GERIR AS CAUSAS

António Guterres, Secretário Geral da ONU está surpreso porque os países,considerados maiores, atacam outros menos fracos. Por exemplo, a Rússia invade a Ucrania porque, entre outras coisas, foge da sua órbita, Israel promete “esmagar” o Hamas na Faixa de Gaza,… enfim, os conflitos em África onde desponta o leste da RDC.
Na verdade, o mundo é inconstante e exige as Nações Unidas empenho para gerir os conflitos entre governos e aí que o empenho de Guterres deve prevalecer para apagar makas entre integrantes das Nações Unidas.

*******************************

Ibrahim Toure
PERSEVERANTE!

Desde o dia em que comandou o golpe de estado no Burkina Faso, o Capitão Ibrahim Toure não se cansa de mencionar o espírito de missão dos que com ele governam o País pelo interesse das populações. Perseverante pela luta em África mormente no Burkina Faso, Ibrahim da cartada a França que titubeia os poderes dos antigos colonizados.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário