Figuras de Lá

Figuras de Lá – Edição nº222

Papa Francisco
INCANSÁVEL!

O Papa Francisco não se cansa de orar pela Concórdia e paz no Mundo porque as guerras fraticidas, invasõesde territórios, enfim… Debilitado fisicamente, identifica confrontos entre estados pelo que conversa com os chefes de Estados, inclusivamente os líderes mundiais que acirram guerras para o saque das reservas minerais, como em África. O Papa tem razão porque a humanidade no mundo vingue.
Mas não se pode cansar o Santo Padre!

*****************************

Robinho
REEDUCAÇÃO

O futebolista brasileiro e mundialmente reconhecido, foi preso pelas autoridades policiais do Brasil em conluio com a Interpol, chamada como polícia do mundo, em consequência de ser acusado por uma jovem italiana de assédio e estupro.Robinho estava na Itália ao serviço de uma equipa forte daquele País e acabou o contrato profissional e regressou ao Brasil mas o crime não foi esquecido pelas autoridades policiais que o surpreenderam.
Cadeia para ele!

*****************************

Nosiviwe Mapisa-Ngakula
INVESTIGAÇÃO

Nosiviwe Mapisa-Ngakulo, Presidente do parlamento sul-africano está sob investigação por suspeita de corrupção. Recentemente,uma unidade especial de investigação na África do Sul realizou uma busca da casa de Nosiviwe Mapisa-Ngakulo,em Joanesburgo, durante mais de cinco horas. Na operação foram apreendidas provas como parte da investigação sobre acusações de que ela aceitou subornos em seu cargo anterior como ministra da Defesa. O valor suspeito é de pelo menos 120 mil dólares, que teriam sido entregues a ela em dinheiro,em sacos de presentes, entre os anos de 2016 e 2019. A presidente negou qualquer irregularidade e cooperou com os investigadores. Ela reafirmou que não tem nada a esconder. A investigação foi tornada pública por um jornal e tem gerado atenção. A presidente do parlamento sul-africano anunciou que tirará uma licença especial de suas funções. Ela tomou essa decisão devido à seriedade das alegações e à extensa especulação da media.

*****************************

Daniel Alves
ARREPENDIDO

Outro brasileiro futebolista mundialmente reconhecido,
Daniel Alves também foi preso, na Espanha, acusado por uma jovem por assédio e estupro. Os seus colegas de futebol, em solidariedade, contribuíram em um milhão de Euros exigidos pela justiça como caução para prisão domiciliar. De recordar, Daniel Alves, pelo crime cometido, foi obrigado a “desquitar” com a verdadeira esposa e destruturou a família.

*****************************

Bassirou Diomaye
PRESIDENTE DO SENEGAL

Bassirou Diomaye, de 44 anos, e o novo Presidente do Senegal eleito no sufrágio eleitoral do povo senegalês. Ele sucede ao cargo Macky Saal que teve dois mandatos. Político e diplomático, Bassirou, muçulmano, e daí a sua poligamia com duas esposas oficiais que o acompanham constantemente. Na sua promessa de campanha, Bassirou Diomaye promete governar o País inclusivo praticante da democracia firme que não admite interferência do exterior e dos países.

*****************************

Muhoozi kainerugaba
O SUCESSOR

Muhoozi Kainerugaba é chefe das forças armadas do Uganda nomeado pelo seu pai, Yowere Museveni, Presidente da República que observadores da política africana dizem que é uma forma de substituir o seu pai cansado de dirigir o país. Muhoozi Kainerugaba, um general militar, substituiu Wilson Mbasu Mbadi,que foi destituído e nomeado ministro Júnior. Kainerugaba já experimentou reveses quando em 2022 o seu pai o destituiu no comando das forças terrestres do Uganda depois de ele ameaçar de invadir o vizinho Quénia em publicações na plataforma de redes sociais X.Nas postagens, Kainerugaba também expressou apoio ao Presidente da Rússia, Vladimir Putim, dizendo: ”A maioria da humanidade (que não é branca) apoia a posição da Rússia na Ucrânia.” Há muito que Kainerugaba é visto como estando preparado para assumir a presidência do seu pai, de 79 anos, que governa o país da África Oriental há quase 40 anos.

*****************************

Luís Montenegro
ATÉ QUE ENFIM!

Luís Montenegro conseguiu na senda política de Portugal ser Primeiro-ministro do seu país graças à eleição imposta pelo Presidente Marcelo de Sousa nas legislativas que o seu partido, PSD ganhou. Montenegro substitue António Costa, do PS, que saiu do governo em consequência de um escândalo que atingiu ministros da equipa socialista. Montenegro integrou a bancada parlamentar do PSD no parlamento português e nesse cargo,ele é caloiro na governação.

*****************************

Paul Biya
VELHO E TEIMOSO

Paul Biya, veterano Presidente africano, quer se candidatar como representante máximo dos Camarões em substituição de si mesmo. Velho e cansado com cerca de 90 anos, Biya deve descansar e, talvez, escrever sobre a sua odisseia na governação dos Camarões que ajudou desconstruir a nação camaronesa. A prática no continente africano, os políticos quando eleitos, decidem ficar no trono, uma prática lamentável e que se provou no Mali, Níger, Burkina Faso e Guiné Conacry.

*****************************

Nuno Gomes Nabiam
ACUSADOR

Antigo Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam acusa a comunidade internacional de “conhecer bem as pessoas que vendem drogas” no seu País e lamentou que “essa comunidade internacional não esteja nos que de facto estão envolvidos no narcotráfico.” Nabiam, que desistiu aconselhar o Presidente da Guiné-Bissau, afirmou-se zangado que a comunidade internacional manchou o nome dos militares dizendo que eles traficam drogas quando ela sabe quem o faz.

*****************************

Vladimir Putim
EXPLORADOR

Vladimir Putim, Presidente da Rússia, prepara uma legião de soldados russos para “ajudar” em África, os países que os seus líderes acusam a França antiga potência colonial como neocolonialista. Acontece nos países cujos líderes militares como governantes dos seus países, aceitam a “oferta” comunista da Rússia ao contrário do país de Macrom. Nos bastidores, observadores dizem que a “oferta” de Putim é uma acção exploradora russa na perspectiva de competir com o Ocidente.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário