Figuras de Lá

Figuras de Cá – Edição nº219

Nini a Simbi
COESÃO

Presidente da FNLA, Nimi A Simbi iniciou a sua governação do partido histórico, criado por Holdem Roberto, afirmando uma democracia partidária e coesão dos militantes e a promessa está evidente. O partido ressuscitou com Nimi A Simbi, as confusões entre militantes acabaram, as alas idem… Enfim, a FNLA vai bem melhor e…

*********************************************

Vera Daves de Sousa
ACUTILANTE!

No Kénia, onde foi a cimeira de Chefes de Estado africanos que integrou a delegação de Angola em substituição do Presidente da República, João Lourenço, Vera Daves, Ministra das Finanças, disse que a União Africana atingiu valor recorde de contribuições dos Estados membros.

Durante a apresentação do relatório do comité ministerial sobre a Escala de Avaliação e das contribuições da organização que ela preside, Vera Daves foi considerada como Mulher Acutilante e consciente do valor que a África deve sair da pobreza extrema dos nossos países cujos, signatários, alguns, viajam ao Ocidente para pedir ajudas.

*********************************************

Lotti Nolika
GOVERNAÇÃO DIFÍCIL

Chamada para governar a Província do Huambo desde o início do consulado de João Lourenço, Lotti Nolika atravessa alguns percalços na relação com a juventude, principalmente activistas que criticam a sua governação. Lotti Nolika, por essa razão, no I Fórum Provincial da Juventude do Huambo, criticou as atitudes de uns que a condenam e apelou ao patriotismo e a preservação dos valores culturais. Sem dúvidas, Lotti Nolika agora tem uma governação difícil.

*********************************************

Arcebispo Manuel Imbamba
CANDIDATO À PRESDÊNCIA

Presidente da CEASTE, Dom Manuel Imbamba é cojitado a concorrer para presidência da República, caso a Constituição da República venha a ser alterada. A Constituição, tanto aos fiéis de João Lourenço, no MPLA, tanto a Unita, querem que seja alterada, o primeiro para propor a terceira eleição do actual Presidente da República e os “maninhos” querem a eleição directa para o Presidente como, era antes da Constituição atípica actual. Vai dar certo a pretensão de uns e de outros e o Arcebispo Manuel Imbamba pode concorrer às presidenciais de 2027? Tem a palavra a Sociedade e fundamentalmente os políticos.

*********************************************

Esmeralda Mendonça
APARECER

Esmeralda Mendonça é Secretária de Estado para as Relações Exteriores e aparece em Luanda a reunir-se com embaixadores e delegações estrangeiras como se desloca ao exterior para representar o nosso País. Competente, não exige ficar nas luzes da ribalta, mas cobra o seu profissionalismo como Secretária de Estado do governo de João Lourenço.

*********************************************

Sílvia Lutucuta
REAPARECIMENTO

Sílvia Lutucuta, Ministra da Saúde, reapareceu com as suas conferências de imprensa sobre a situação sanitária do País e, no meio, visitar os projectos que o seu governo apresentará à Sociedade. Está bom, senhora Ministra, as infra-estruturas precisam-se mas o primordial é o tecido humano, mormente capacitar os quadros quer profissionalmente como humanização quer dentro dos hospitais como fora.Não se pode (deve) rumar aos hospitais fora do país para se tratar uma feridazinha. Têm a palavra os dirigentes do País!

*********************************************

Ana Dias Lourenço
SOLIDARIEDADE

Patrona da Fundação Ngana Zenza,Ana Dias Lourenço, Primeira Dama de Angola observa a actividade da Fundação em prol de crianças,mulheres e idosos na mira da solidariedade aos integrantes da sociedade angolana.
No fundo,a Fundação Ngana Zenza,nome que a Primeira Dama homenagea a sua mãe,desenvolve ações de solidariedade social pela saúde e bem estar dos integrantes em creches, asilos ou casas de repousos, nomeadamente.

*********************************************

Teresa Dias
DIÁLOGO

Ministra da Administração
Pública, Trabalho e Segurança
Social, Teresa Dias dá exemplo
aos colegas do executivo ao abandonar o seu gabinete de trabalho para contactar os parceiros sociais, notadamente os sindicatos, a Câmara do Comércio e Indústria, a AIA. No poder há 38 anos, o governo do MPLA não teve o desplante de alguns
dos seus integrantes contactar os parceiros sociais e o exemplo de Teresa Dias, nomeadamente com as greves e reivindicações que acontecem, é salutar no mercado de trabalho.

*********************************************

Luísa Grilo/Maria do Rosário Bragança
TESTE SINDICAL!

Luísa Grilo e Maria do Rosário Bragança, Ministras da Educação, a primeira do ensino geral, e a outra do Ensino Universitário, Técnico e Científico, são as primeiras do governo de Lourenço a passarem em testes sindicais com os professores que reivindicam condições para trabalharem.
Existiram já conversações entre os ministérios e os representantes dos professores que reivindicam condições e pessoas abalizadas na Educação referenciam que o governo não pode fazer o finca-pé aos professores com o risco de prejudicar o Ensino geral de Angola.

Na verdade, os professores, de forma geral, todo reivindicam salários e subsídios para melhorar o ensino e o governo pode (deve) abrir mão aos professores.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário