Actualidade Balaio dos Prazeres

Para formação do pessoal militar de Angola – Forças Armadas dos EUA doam Cinco milhões

Escrito por figurasnegocios
|Texto David Viegas |Fotografias Arquivo FN

A embaixada dos Estados Unidos da América em Angola e São Tomé e Príncipe anunciaram a cerimónia de assinatura do memorando de entendimento para a formação em língua Inglesa, avaliado em cinco milhões de dólares.

Ao abrigo do Programa de Língua Inglesa das Forças Armadas Angolanas, a embaixada dos EUA no nosso país e São Tomé e Príncipe assinaram um memorando de entendimento para a formação de pessoal militar. Num acto decorrido no Ministério da Defesa Nacional na Cidade Alta.

A Embaixada dos Estados Unidos, através do financiamento da Iniciativa Internacional para a Educação e Formação Militar (IMET, sigla em Inglês), vai apoiar o Programa de Língua Inglesa nas Forças Armadas Angolanas. Desde do 2004 o IMET já formou 31 instrutores de inglês nos Estados Unidos da América.

Através da aprovação do Congresso dos Estados Unidos, a Embaixada dos Estados Unidos recebeu mais cinco milhões de dólares (USD 5.000.000,00) para expandir e fortalecer o Programa de Língua Inglesa nas Forças Armadas Angolanas.

Este novo financiamento visa treinar mais instrutores de Inglês, fortalecer o currículo de inglês e os aspectos de gestão do programa, bem como fornecer materiais de Inglês e laboratórios de formacão para locais identificados nos próximos 3 a 5 anos.

O gabinete de Cooperação em Segurança e a Direcção Nacional de Política de Defesa serão responsáveis pela sua implementação e coordenação diária.

Falando na cerimónia de assinatura, a Ministra Conselheira da Embaixada dos Estados Unidos em Angola e São Tomé e Príncipe, Mary Emma “Mea” Arnold, sublinhou que  o programa em Língua Inglesa é uma importante ponte que estamos a construir entre as nossas Forças Armadas e permitirá que mais estudantes frequentem treinamentos nos Estados Unidos.

Igualmente  facilitará o aumento de treinamentos e intercâmbios aqui em Angola e aumentará a capacidade de Angola de apresentar as suas realizações em eventos e conferências internacionais.” A nível internacional e na região da SADC, Angola estará melhor equipada para participar e apoiar as Operações de Manutenção da Paz das Nações Unidas”, afirma o responsável.

Com a assinatura do memorando, as Forças Armadas dos Estados Unidos e de Angola poderão implementar o programa.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário