Actualidade Balaio dos Prazeres

Associação dos países africanos produtores de petróleo – ANGOLA ACOLHEU O SEGUNDO ENCONTRO

Escrito por figurasnegocios
Por: David Viegas

A criação de um fundo para apoiar a indústria petrolífera africana e reforçar a cooperação foram os principais objectivos do certame.

Reforçar a cooperação e a garantia da participação dos associados na concretização dos objectos da organização, bem como a análise das estratégias a longo prazo e a criação de um fundo para apoiar a indústria petrolífera, foram os principais pontos discutidos na reunião de Luanda.
O encontro , decorrido no Hotel Intercontinental, contou com as presenças do PCA da Sonangol e do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, do secretário de Estado, José Barroso e convidados que visitaram alguns dos principais projectos regionais do sector do Oil & Gás.

Denominada anteriormente de Associação dos Países Produtores (APPA), alterou apenas uma letra da sua sigla, passando a ser agora designada por APPO, mas não mudou os objectivos da organização criada em Lagos, Nigéria, em 1987. A primeira reunião da extinta APPA, incluindo apenas quatro países, decorreu, em Outubro de 1984, em Libreville, Gabão.

Hoje, a APPO, passou para 15 membros efectivos, nomeadamente Angola, Argélia, Benin, Camarões, Chade, República do Congo, Costa do Marfim, RD Congo, Egipto, Guiné Equatorial, Gabão, Líbia, Nigéria, Níger e África do Sul. O organismo tem como o secretário geral, Omar Ibrahim.

Actualmente, Angola preside o Conselho de Ministros da APPO. De realçar que em 2016, acolheu a primeira conferência e exposição sobre conteúdo na indústria de petróleo e gás, em África e dois anos depois, o país voltou a organizar, em Novembro, a segunda reunião.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário