Actualidade Balaio dos Prazeres

MINSA E ENI formam profissionais em cardiocirurgia

Escrito por figurasnegocios

A Ministra da Saúde da República de Angola, Dra.Sílvia Lutucuta, e o Director Geral da Eni, Adriano Mongini, assinaram há dias  um Memorando de Entendimento (MdE) que visa a capacitação de profissionais de saúde. A cerimónia de assinatura teve lugar no Complexo Hospitalar Dom Alexandre do Nascimento, com a presença do Eng. Jânio Victor, Secretário de Estado dos Recursos Minerais, Eng. Paulino Jerónimo, Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Eng. Gaspar Martins,Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Dr. Filippo Uberti, Director de Saúde da Eni, e outros representantes de entidades governamentais, do hospital beneficiário e da Eni.

Ao abrigo do MdE, a Eni reforçará os serviços cardiovasculares do Complexo Hospitalar Dom Alexandre do Nascimento, reforçando a capacidade de cirurgia cardiovascular através da criação de um programa de formação para criar um serviço de cirurgia cardíaca sustentável para a região através de formação em exercício em Angola, telemedicina, e sessões de 2a opinião.

A empresa apoiará também o serviço cardiovascular do hospital através da prestação de intervenções cardio-cirúrgicas (tanto médicas como cirúrgicas), e prestará apoio técnico à gestão do hospital, concentrando-se na administração hospitalar, gestão de recursos humanos e engenharia médica.

O Memorando de Entendimento permitirá a formação de até 100 profissionais de cardiocirurgia para beneficiar um número estimado de 250 pacientes de cardiocirurgia porano. A Eni é um contribuinte activo para a promoção do desenvolvimento sustentável do país: para além de projectos comunitários de saúde, a empresa tem uma série de outros projectos sociais centrados particularmente no acesso à energia, acesso à água e agricultura, principalmente através de uma abordagem integrada e contínua, em benefício de diversas comunidades em todo o país.

A Eni tem estado presente em Angola desde 1980. Actualmente a Eni é operadora dos Blocos 15/06 Cabinda Norte, Cabinda Centro, 1/14, 28 e em breve NGC. Além disso, a Eni tem uma participação nos blocos não operados 0 (Cabinda), 3/05, 3/05A, 14, 14 K/A-IMI,15 e em Angola LNG.Em Março de 2022, a Eni assinou um acordo com a BP para formar uma empresa conjunta denominada Azule Energy, combinando os negócios de ambas as empresas em Angola.

O Memorando de Entendimento para reforçar os serviços cardiovasculares do ComplexoHospitalar Dom Alexandre do Nascimento será continuado e apoiado pela Azule Energy após a Data de Conclusão da transação, sujeita à ocorrência da Conclusão e à obtenção de autorizações por parte das autoridades antitrust.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário