África

ÁFRICA ASSUSTA O MUNDO

Escrito por figurasnegocios

*Análise do Professor Charles-Philippe David, Professor Canadense de Estudos Estratégicos*

(meditação e compartilhamento altamente recomendados)


Eu ensino estratégia há mais de 25 anos.  Na minha carreira, lidei com dezenas de oficiais e altos funcionários africanos.  Sou obrigado a confessar que a desgraça de África, e de muitas nações prósperas do mundo, advém do seu encontro com o Ocidente.

A África estava em plena construção no século XV, com cidades que nada tinham a invejar às cidades ocidentais.  Houve grandes militares e grandes estrategistas.  Mas tudo isto foi deliberadamente apagado da memória dos africanos.

Mas hoje, a um ritmo extraordinário, África está a reconstruir-se.  O problema é que as pessoas não sabem.  Por exemplo, a população africana, que caiu para menos de 100 milhões de habitantes na segunda metade do século XIX, está a caminho de se tornar a mais forte do mundo.  Outros povos que sofreram menos que os africanos desapareceram completamente.

Eu vou explicar para você por que a África assusta o mundo.  Neste momento, o *mundo enfrenta três questões principais:* *energia,*

*defesa estratégica e globalização.*

A ÁFRICA ESTÁ NA ENCRUZILHADA DE TUDO ISTO!

Vamos começar com *energia:* – Todos os recursos energéticos estratégicos mais raros do mundo estão em África.  Mesmo que os nossos países ocidentais se tenham usado vulgarmente, ninguém pode falar de extinção das reservas porque todos os dias descobrimos novas.  Você descobrirá que a mídia nunca fala sobre isso.  Preferimos desviar o olhar dos africanos e do mundo para as guerras e a pobreza.  É uma farsa para os acordados.  Você já ouviu falar sobre o recurso extraordinário que é o vasto deserto do Saara?  Já lhe falaram sobre a imensidão dos recursos de água doce no subsolo africano?

É consciente desta riqueza fenomenal que constitui África que países como os EUA, a França, o Reino Unido, etc.  estão determinados a mantê-lo numa posição de reservatório e vertedouro global.

Hoje existem grupos de trabalho por todo o lado, responsáveis por estudar e propor soluções que permitam a estas nações assumir o controlo dos recursos mundiais, para garantir que, aconteça o que acontecer, o seu abastecimento estará garantido.

O que a África pode fazer?  África é composta por 54 pequenos estados divididos entre o Banco Mundial, o FMI, o Clube de Paris, o Clube de Londres, traficantes de armas, mercenários, meios de comunicação ocidentais, etc.  Estes Estados nem sequer tiveram tempo de reconstruir a sua história, que caem na globalização.  O que os presidentes desses estados podem fazer?  Ou eles obedecem ou são demitidos.  A margem de manobra existe, mas é muito pequena.  O Ocidente conseguiu estabelecer um vasto sistema para governar o mundo.  E até agora, nenhum país conseguiu resistir, excepto a China.  Olhe para a América Latina e me diga qual país está fazendo?  Nenhum.  O que você acha dos países árabes?  Ninguém é realmente independente, nem mesmo a Arábia Saudita.

Depois, *a defesa estratégica*: O estado de decadência dos exércitos é organizado propositalmente.  Não se coloniza uma região deixando ali um exército forte.  Os exércitos africanos foram, portanto, transformados em exércitos de repressão interna, em vez de guerra ou defesa inteligente.

Para que ?  Porque as nossas nações precisam que os seus exércitos se voltem contra o seu povo para nos garantir o acesso à riqueza.  Os Estados também não podem aceder ao financiamento militar.  Os chefes de estado têm medo de financiar o exército porque este pode ser revertido a qualquer momento e derrubá-los.

Tomemos como exemplo o caso da defesa contra Aéreo.  Quase não existem países que tenham um sistema de defesa equipada com modernos mísseis antiaéreos.  O acesso estava extremamente bloqueado.  Isto deixa o campo aberto para que as aeronaves de reconhecimento ocidentais penetrem em paz nos territórios africanos.  E nenhum país tem acesso a satélites capazes de fornecer informações sobre movimentos de pessoas ou aeronaves. suspeitos no seu espaço aéreo sem a assistência de forças estrangeiras.  Tudo isso é feito propositalmente para criar dependência e ter chefes de estado dóceis.

Hoje, países como os Estados Unidos, a França ou o Reino Unido podem destruir, num dia, todos estruturas de um exército africano sem enviar um único soldado ao terreno… Apenas utilizando satélites, mísseis de cruzeiro e bombardeiros estratégicos.  TEM Eu não acho que isso vai durar muito.  Os africanos começam por compreender as questões.

Se os países africanos se unirem e cada um concordar em dar apenas 10% do seu orçamento militar a um centro pesquisa e aplicação de sistemas continentais defesa, o continente pode dar um salto gigante em frente.  Há Rússia, Ucrânia, China, Índia, centenas de cientistas de altíssimo nível que concordariam em trabalhar por 3.000 dólares americanos por mês para entregar a vocês armas sofisticadas fabricadas no continente e usadas para sua defesa.  Não pense que estou brincando.  Você nunca deve ser ingnuo.  Se a sobrevivência do Ocidente passar por uma recolonização de África e pela apreensão dos seus recursos naturais vitais, isto será feito sem escrúpulos.  Não acredite muito direito internacional e os princípios da paz, são sempre os fracos que se agarram a estas quimeras.

Acho que é hora de transformar seus oficiais em cientistas capazes de fazer pesquisa e desenvolvimento.  Seus pequenos estados não têm recursos para isso.  Você está em guerra desde o seu encontro com o Ocidente.

Finalmente, *globalização:* se você entende que está em guerra, você entendeu tudo.  Não preste atenção a tudo o que é dito na mídia ocidental.  Nomeadamente, ajuda aos países subdesenvolvidos, ajuda aos países pobres a lidar com a globalização, etc.  Que interesse têm os nossos países em ver-vos desenvolvidos?  Nenhum.

Você sabe, nas minhas funções há realidades que não posso dizer, mas Eu vou contar para você. A globalização é apenas a forma de tempos modernos de perpetuação da desigualdade económica.  Para ser claro, direi que este conceito tem um propósito: manter certos países como fontes de abastecimento de bens e recursos que permitiriam a outros manter o seu nível de vida.  As próprias noções de países pobres e ricos são tendenciosas.  Por outras palavras, o trabalho árduo, árduo, de baixo valor acrescentado e pouco prático no Ocidente será realizado no Terceiro Mundo.  Assim, os dispositivos  os eletrônicos que custavam US$ 300 em 1980 ainda têm o mesmo preço em 2006.

Alguns países pequenos são mantidos como reservatório de consumo onde todos os produtos produzidos no mundo serão despejados.  E não é só África.

Para mim, independência significa antes de tudo um certo grau de autonomia.  Mas quando vejo que países como o Senegal, o Mali, o Níger, o Chade ou a República Centro-Africana importam quase 45% dos seus próprios alimentos do estrangeiro, compreenderão que um simples embargo militar à entrega de bens e serviços seria suficiente para destruí-los.  Sem esquecer a independência militar e monetária.  Mas isso não acontece de repente!

Para terminar, vou contar-vos uma anedota: falei com um coronel senegalês que veio treinar connosco há alguns meses.  Estávamos assistindo na TV as imagens de milhões de libaneses marchando nas ruas para exigir a retirada dos soldados sírios do seu país.  Perguntei-lhe o que ele achava disso.

Ele simplesmente respondeu: “geopolítica”.  Qual é correcto!  Tudo é geopolítica e geoestratégia.  Nestas manifestações, Israel carimba com impaciência a luta contra o Hezbollah e como Tel-Aviv não pode travar a guerra ao mesmo tempo com os palestinianos, o Hezbollah e a Síria, o seu desejo é que Damasco se retire.  Uma vez exposto o Líbano, Israel terá carta branca para invadir e fazer o que quiser.

Todos os conflitos do mundo são expressão de jogos e de luta por um recurso preciso.

O que é certo é que África progrediu e os africanos estão cada vez mais conscientes da necessidade de união, análise e antecipação.

A história nos mostra que a coexistência entre os povos sempre foi e sempre será uma relação de força.  No dia em que você tiver sua arma nuclear como a China e a Índia, você poderá se dedicar silenciosamente ao seu desenvolvimento.

Eu sou otimista.  Porque, se amanhã a União Africana ou a CEDEAO decidirem criar um Instituto Africano de Estudos Estratégicos credível e fiável, isso não irá necessariamente arrancar imediatamente, mas marcará o fim de uma era.

A África deve primeiro unir-se.  Depois terá de desenvolver a sua forma de ver o mundo, uma forma africana que tenha em conta os interesses de África.  Portanto, os funcionários que estarão lá terão que parar de copiar e colar.  Terão de criar ferramentas e estratégias específicas para África.  Antes que os seus Ministérios dos Negócios Estrangeiros façam análises sobre a marcha do mundo, é melhor que o façam primeiro para o seu próprio “interesse”.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário