Desporto

Atletas (só) perderam na final do Campeonato Mundial de Futebol para Amputados: SELECÇÃO NACIONAL GANHA CARINHO E GRATIDÃO DA NAÇÃO

Escrito por figurasnegocios

Depois de uma trajectória absolutamente fantástica, a Selecção Nacional de Angola de Futebol para Amputados chegaram a mais uma final do Campeonato do Mundo, tendo sido derrotada pela equipa anfitriã da Turquia por quatro bolas a uma. Em Istambul, “morreu” assim o sonho dos angolanos poderem ser Bicampeões, numa modalidade em que já conquistaram a prata por duas vezes.

A equipa de Angola, pela terceira vez consecutiva chega a uma final, tendo arrebatado o título passado. Desta vez, a equipa angolana, que foi recebida na capital do país, Luanda, e em diversas províncias do país de forma muito entusiasta, conseguiu realizar brilhantes exibições, fruto do grande nível técnico-táctico dos seus atletas, alguns dos quais, curiosamente, actuam em equipas turcas.

Diante de mais de quinze mil espectadores no país com o campeonato de futebol para amputados mais competitivo do mundo, Angola esteve inicialmente a vencer a partida assistida inclusive pelo Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e membros do seu governo, que, terão obviamente prestado um enorme apoio aos seus representantes, antes e durante a competição seguida com bastante interesse no mundo, particularmente nos dois países que estiveram sempre em “confronto” quer nesta como noutras edições, numa das quais Angola conseguiu bater a forte equipa turca.

O Presidente Erdogan, que entregou a taça de campeão do mundo à equipa do seu país, afirmaria numa mensagem publicada na sua conta do Twitter: “Felicito com sinceridade a nossa Selecção Nacional de Futebol para Amputados, que se tornou Campeã do Mundo de Futebol para Amputados, pela sua luta determinada, esforços e por este magnífico sucesso”.

Em declarações prestadas à TRTSpor, o Chefe de Estado turco considerou a conquista como “uma lição de ambição, determinação e perseverança”.”Isto é um exemplo para as outras tipologias de futebol. Nada pode estar à frente desta determinação e ambição. Portanto, felicito a nossa Equipa Nacional de Amputados em meu nome e em nome da nação”, disse Erdogan.

Marcha do marcador 1-0, o golo da Turquia, por Omer Guleryuz ao minuto 19; golo de Heno Adão, por Angola, aos 24 minutos;golo turco (Rahmi Ozcan, de penálty )aos 29 minutos; ao minuto 43, a equipa nacional marcou outro golo com Rahmi e aumentou a diferença para 2.Aos 49 minutos do jogo, a equipa nacional marcou o 4º golo, através de Serkan Dereli e venceu o campeonato mundial com uma vitória por 4-1.


Vice-Campeões mundiais
“SOMOS FONTES DE INSPIRAÇÃO”

“Nós amamos o futebol e muito mais que o futebol amamos Angola. Tivemos o prazer de vestir as cores nacionais e representar o país”, disse o representante da Selecção Nacional de Futebol de Muletas, quando intervinha na audiência concedida no palácio pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

Não somos nós que conquistamos isto tudo; é Angola e sempre será assim: primeiro Angola, segundo Angola e será sempre por Angola. Dizemos do fundo do coração e pedimos: que continuem a olhar por nós”, alertou o atleta, bastante emocionado, sem antes salientar, com acentuado orgulho, o facto de serem já considerados “fontes de inspiração”.
“Hoje conseguimos ver os angolanos a levantarem as muletas sem receio de discriminação ou qualquer tipo de preconceito. Isto é graças à Sua Excelência e hoje muitas famílias já não escondem os seus filhos com deficiências. Eles têm a liberdade de ir para as escolas e conseguirem formar-se”, declarou, destacando que todos os apoios solicitados chegaram aos jogadores.


Selecção Nacional de Futebol para Amputados brilharam
PRESIDENTE E GOVERNO ELOGIAM DESEMPENHO “MAGNÍFICO”

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou “vivamente” a selecção nacional de futebol para amputados, pelo excelente desempenho demonstrado no decurso do campeonato do mundo na Turquia, onde conquistou a medalha de prata. No seu discurso sobre o Estado da nação, disse que o facto demonstra a força, determinação e a tenacidade dos jovens angolanos e do povo angolano.

Já o Executivo angolano manifestou reconhecimento, satisfação e gratidão pelo “magnífico” resultado alcançado pela Selecção Nacional de Futebol para Amputados. Para a ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen, que esteve na cerimónia de homenagem à Selecção Nacional de Futebol para Amputados em representação do Presidente da República, João Lourenço, o feito dos atletas angolanos “ultrapassa limites inimagináveis”, tendo reiterado que a protecção e inclusão das pessoas com deficiência constitui matéria de relevante preocupação política do Executivo.

A governante lembrou que,neste contexto, no país já se alcançou importantes resultados de natureza programática, com especial destaque “nos domínios legal, institucional, económico e social, com vista à criação de melhores condições” para este extrato social”.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário