Sociedade

GOVERNO ALIGEIRA MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Escrito por figurasnegocios

Devido ao reduzido número de casos novos registados em março

O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, apresentou recentemente em Luanda a actualização do decreto presidencial sobre a situação de calamidade pública em Angola, que agora surge com um acentuado aligeiramento das medidas de prevenção contra a Covid 19, destacando-se dentre elas a “liberdade” das empresas públicas e privadas passarem a trabalhar com a totalidade da força de trabalho e a presença de público nos recintos desportivos passar de 75% para 100%. O decreto entrou em vigor desde 1 de Abril, estendendo-se até 14 de Maio.

Entretanto, o Governo angolano mantém a obrigatoriedade do uso da máscara facial na via pública e locais fechados, pois, segundo o também coordenador da Comissão Interministerial de Prevenção e Combate à Covid-19 em Angola ,“é notório algum relaxamento e indisciplina no uso da máscara facial nos mercados e mesmo na via pública”, disse, acrescentando que há que ter em atenção que a pandemia ainda não acabou.

Entretanto, as autoridades autorizam que oradores ou interlocutores que estiverem no uso da palavra durante uma conferência ou colóquio podem fazê-lo sem a máscara facial.

O novo decreto recomenda a vacinação para menores a partir de 12 anos e que os cidadãos nacionais e estrangeiros devem realizar testes pré- embarque nos países de origem e de destino, mantendo-se, todavia, a obrigatoriedade da apresentação ou certificado de vacinas ou imunização completa para viagens ao interior do país.

O Ministro de Estado revelou durante a conferência de imprensa que durante o mês de março, “a situação da covid-19 não teve grandes alterações”, tendo-se registado, até 04 de fevereiro, uma taxa de 0,86% . “O país completou 31 dias consecutivos sem óbito”, acentuou. “Significa dizer que as medidas tomadas pelas autoridades têm sortido efeito e estamos em média com uma taxa de 97% de doentes assintomáticos em março”, afirmou Francisco Furtado.

O governante anunciou igualmente que durante o período em referência,“estará suspensa o preenchimento de formulário de registo de viagem a partir do país de origem”, e que as autoridades manterão em funcionamento o centro de testagem do aeroporto internacional 4 de Fevereiro, que detectou 70% dos casos registados em março no país.

Quanto à presença do público nos recintos desportivos, no âmbito das novas medidas, as pessoas “devem usar a máscara facial e apresentar o certificado ou ter duas doses da vacina” para terem acesso em segurança. “Cai a obrigatoriedade dos testes para atletas e os técnicos desportivos antes dos jogos bastando por isso terem a imunização completa”, salientou.Outra medida importante é que as praias vão continuar abertas e as marinas “já podem usar as embarcações que estavam restritas”.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário