Actualidade Balaio dos Prazeres

As 100 personalidades negras mais influentes: Bantumen distingue os melhores da lusofonia

Escrito por figurasnegocios

A Bantumen, com o apoio das plataformas de comunicação Balai CV, Rádio Cidade (Cabo Verde), Mundo Negro (Brasil), No Balur (Guiné Bissau), PlatinaLine (Angola), STP Digital (São Tomé) e Xonguila (Moçambique), revelou a lista das 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia em 2022. O evento decorreu no teatro municipal de São Luiz, em Lisboa, Portugal.

|Texto: David Viegas |Fotografias: Arquivo FN


Plataforma online focada na cultura negra da lusofonia, a Bantumen,  realizou a segunda edição das 100 pessoas negras mais influentes. Os nomes como de Ivandro (Artista de Música), Jarbas Vargas Nascimento (Académico), Zicky Té (Futsalista), Paula Nascimento (Arquiteta e Curadora Artística) José Lino Neves (Vice-Presidente Associação. Batoto Yetu Portugal), Alice Neto Sousa (Poeta), Janice Silva (Futsalista), Grada Kilomba (Artista interdisciplinar), Mónica de Miranda (Artista e Investigadora Cultural), Carlos Andrade aka Artolash (Humorista) ou Sebastião Coana (Artista), entre vários outros, compõem a lista de 2022 das 100 personalidades negras mais influentes de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Moçambique.

Foram igualmente celebradas personalidades de diversas áreas de actuação, desde artistas, académicos, influenciadores digitais, desportistas, empreendedores e muito mais, que criam um impacto positivo e notável na sociedade.

A lista foi apurada através de um sistema de votação que incluiu as sete plataformas editoriais parceiras, com 74 jornalistas e produtores de conteúdo, em seis países diferentes.

Este ano, foram também atribuídos prémios a três empreendedores e agentes de inovação. O “Djassi Award”, da Djassi Africa, foi para Ricardo Lima, Head of Startups da Web Summit, pelo seu papel impulsionador de ecossistemas de inovação para afro-empreendedores.

O galardão de “Empreendedor Promissor Bantumen, foi entregue em parceria com a Startup Portugal, a Nuno Varela, fundador do espaço comunitário Kriativu, em Chelas,  um projeto que impulsiona jovens explorarem o seu talento.

António Rocha, fundador da startup Smartex, venceu o “Prémio de Mérito – Empreendedor Bantumen em parceria com a Startup Portugal, pelo seu incrível espírito de inovação e irreverência no ecossistema empreendedor.

Cláudio Bento França, pivô da SIC, foi o anfitrião do evento de apresentação da iniciativa.  A organização desta iniciativa teve o patrocínio da marca About Real Music, de Lisandro Silva.

O evento decorreu no teatro municipal de São Luiz, em Lisboa, Portugal.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário