Cultura

Jorge de Oliveira tem novo livro “QUANDO OS DIAS CORREM MAL AOS ASTROS”

Escrito por figurasnegocios

O escritor moçambicano, Jorge de Oliveira, lançou, no Instituto Camões, em Maputo, o seu livro de contos com o título “Quando os dias correm mal aos astros”.

De acordo com o autor, este será mais um título para a montra da literatura moçambicana, que espera ajude a diversificar os estilos, os nomes e os conteúdos do que se tem escrito no país, “se o livro der um momento de prazer ou despertar, nos leitores, vontade de pensar e discutir o nosso dia-a-dia, fico satisfeito, porque é da discussão que nasce a luz, é por via da reflexão que poderemos alcançar a prosperidade com a qual tanto sonhamos”.
A obra saiu sob a chancela da Alcance Editores e pode-se ler, na contra-capa, que estes contos “narram a vida de um povo em constante sofrimento, incapaz de ultrapassar as vicissitudes e coagido por um poder que de uma ou de outra forma impõe a sua ordem, impedindo o progresso e o bem-estar. É um livro triste, tal como tem sido o estilo de um autor que mostra o lado mais cruel da vida e denuncia as dificuldades pelas quais passa toda uma geração, com crianças violentadas pela falta de educação, o conflito cultural, a corrupção e outras mazelas como a viciação política ou o desprezo pela honestidade/profissionalismo. Com uma prosa de estilo diferente e muito próprio, a riqueza e profundidade da ficção presentes na obra, fazem desta um espelho fiel do impacto que o sangue, a prepotência, a ganância, a incompetência e a irresponsabilidade, têm na vida das gentes e respectivas comunidades. Narrativa de uma infelicidade generalizada, o livro retrata de forma frontal e realista o luto que é viver no lado mais sombrio da pobreza”.
A apresentação foi feita por Suleiman Cassamo. A capa tem foto de Naita Ussene, um dos “embondeiros” da fotografia moçambicano.

SOBRE O AUTOR

Jorge de Oliveira coordenou, na década 90, a Gazeta de Artes e Letras da Revista Tempo, à época, espaço de desfile obrigatório no universo da Língua Portuguesa. Fez a Licenciatura em Direito e o Mestrado em Ciências Jurídicas (tendo publicado as obras Breves Noções de Direito Comercial, Entrevistas Jurídicas – Noções de Direito para todo Cidadão e vasto material científico resultante da sua actividade como Docente Universitário).
Foi Vice-Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Presidente do Conselho Fiscal e Secretário-Geral da Associação dos Escritores Moçambicanos. Trabalha como Editor e Revisor de trabalhos científicos e literários de alguns dos maiores autores moçambicanos. Da sua obra, como escritor, contam-se Fazedores da Alma, Pneu em Chamas (romance), Quando os dias correm mal aos astros (contos) e Dias rasgados ao meio (romance). É um dos escritores moçambicanos presentes na Colectânea de Contos Antologia de Guerra.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário