Cultura

Euclides da Lomba assinala 38 anos de carreira

Escrito por figurasnegocios

CANTOR E COMPOSITOR TOP PREPARA SHOWS INTENSOS NO PAÍS E NA EUROPA

Para assinalar o 38ª aniversário da carreira, o cantor e compositor angolano Euclides da Lomba tem agendado, para o mês de Julho, um espectáculo em Lisboa (Portugal). O show do autor de “sucesso malandro” e “buscando seu corpo” será o primeiro com banda em terras lusas, numa organização do Palco da Farra Africana.

O responsável do espectáculo, Carlos Pedro, fez saber que o evento servirá para homenagear Euclides da Loba pelos seus 38 anos dedicado a cultura africana e angolana, em particular.

Natural de Cabinda, Euclides Barros da Lomba começou a sua carreira musical como trovador, em 1984, em Cuba, onde fez a sua formação académica. Estreou-se no mercado com o disco “Livre Serás”, 1998, tendo lançado ainda as obras “Desejo Malandro”, “Recado no Semba” e o “País que Venero”.

Actualmente, Euclides da Lomba exerce o cargo de director nacional da Cultura. O Palco da Farra Africana é um projecto músico-cultural, onde a valorização da cultura africana é nota dominante, que teve o seu início em 2019, com o artista angolano Eduardo Paim.
Passaram pelo Palco da Farra Africana cantores como os Irmãos Almeida, Livongue, Grace Evora, Tabanka Jazz, Hélvio e o antilhano Thierry Chan.(VM)


Mensal especial
ANGOLA PREMIADA EM CUBA

Angola foi premiada, com uma Menção Especial, na XXX edição da Feira do Livro da Havana, pela proposta estética do seu stand, exposto no certame. Os juízes do evento outorgaram o prémio tendo em conta a “proposta, a utilidade e a representatividade dos projectos de stand apresentados”.

A entrega da menção aconteceu no “Salão Nicolás Guillén” do Centro de Exposições “Fortaleza San Carlos de la Cabaña”, localizado na capital cubana, durante a cerimónia de encerramento da primeira etapa da feira.

Angola esteve representada na feira pela escritora Domingas Monte, que apresentou o livro “O Sapo Azul”, uma história infantil para sensibilizar as crianças a aceitarem as diferenças e a serem tolerantes.(VM)


No Quénia
ESTILISTA PETRA DIAZ BUSCA MERCADO

A estilista angolana Petra Dias manifestou a intenção de mostrar o seu trabalho no mercado queniano, explorando as oportunidades que oferece no ramo da moda. A criadora angolana manifestou, durante uma audiência com o embaixador do Quénia em Angola, Joshphat Maikara, o desejo em levar a marca “Petra Diaz” além- fronteiras, essencialmente para os mercados africanos, começando por um intercâmbio pelo mercado queniano que, por sinal, é bastante expressivo no ramo da indústria da moda.

Em resposta, o diplomata deixou claro que faz parte do seu trabalho estabelecer a ponte entre os dois povos e, principalmente o foco na juventude que são os grandes “change makers”.

O diplomata queniano reafirmou, igualmente, que as relações entre os dois países são muito boas e que ambos têm muito a aprender um com o outro. “Há muitas oportunidades por serem exploradas”, asseverou.

A indústria da moda no Quénia já percorreu um longo caminho. Hoje, a indústria da moda conta com contribuições de designers de primeira linha, de designs contemporâneos africanos, prontos para usar linhas de alta-costura.

Dos principais eventos de moda destacam-se Kenya Worldwide Fashion Week, Kenya Fahion week, considerado um dos maiores desfiles de moda em África, acolhe estilistas nacionais e internacionais, duas vezes por ano em Fevereiro e Março.

Na lista consta ainda o Safari Fashion Week, evento anual, organizado pela Associação de Designers de Moda do Quénia, Festival de Moda e Artes Africanas (FAFA), que é voltado para a construção da paz através da moda.(VM)

 

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário