Leitores

EMPRESAS EUROPEIAS DISPOSTAS A PAGAR GÁS RUSSO

Escrito por figurasnegocios

Governo de Putin obriga a utilização do Rublo nas transações

A empresa de gás letã Latvijas Gaze, cujo capital é detido em 34% pela russa Gazprom, e a alemã Uniper SE (que conta com uma participação de 18% da gigante russa) já admitiram que estão a ponderar pagar as matérias-primas russas em rublos.

Para a Latvijas Gaze, que conta com um contrato a longo prazo para a compra de gás russo, a nova forma de pagamento — anunciada por Vladimir Putin e que entrou em vigor a 1 de abril — não parece violar as sanções impostas pela União Europeia, de acordo com um comunicado da empresa, citado pela Bloomberg.

“A primeira impressão é que este procedimento [de pagamento da energia russa em rublos], não viola as sanções pelo que tal regime é possível”, defendeu a companhia letã, que adiantou que continua a analisar esta proposta “em profundidade”.

A Latvijas Gaze tem um contrato a longo prazo de abastecimento com a Gazprom válido até 2030. Segundo os dados apresentados pela Bloomberg, a maioria dos contratos da Gazprom celebrados com empresas europeias são assinados em euros, pelo que a mudança da cláusula de pagamento para rublos poderia exigir uma renegociação contratual que poderia durar meses ou até anos.
(… ) Seguindo o anúncio de Putin, a gigante russa Gazprom enviou uma nota aos clientes sobre como deve ser pago o gás em rublos, um documento que alimentou a incerteza perante a possibilidade de se registar um desequilíbrio ainda mais nítido entre a oferta e a procura no mercado internacional.

Os compradores europeus vão passar a precisar de duas contas, uma em euros e outra em rublos, sendo o Gazprombank, o braço bancário do grupo Gazprom, responsável pela conversão da moeda única europeia para rublos.

Do lado dos Estados, o Governo alemão ainda não quis tomar uma posição pública sobre esta decisão, estando neste momento a estudar a decisão de Putin. Já para França, o pedido do Kremlin não parece implicar uma rescisão do contrato, de acordo com as declarações da ministra francesa da Ecologia Bárbara Pompili, citadas pela Bloomberg, enquanto a Dinamarca já condenou esta decisão. (Fábio Carvalho da Silva fabiosilva@negocios.pt)

TIRADAS DA IMPRENSA

“Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado…”.
– Jesus Cristo

“O amor verdadeiro tem destas coisas: não se explica, não se controla, não se racionaliza, simplesmente toma conta. É uma droga, um vício, uma viagem entre o céu e o inferno, ida e volta, sem parar”
– Martha Medeiros

“A mercadoria é o núcleo econômico do sistema capitalista e, enquanto ela existir, seus efeitos se farão sentir na organização da produção e, conseqüentemente, na consciência”
– Che Guevara

“Os ricos não podem mais viver numa ilha rodeada por um mar de pobreza. Nós respiramos, todos, o mesmo ar. Devemos dar a cada um, uma chance, ao menos uma chance fundamental”
– Ayrton Senna

BOCAS SOLTAS

O Presidente da República, João Lourenço, considerou que ao longo da sua existência como povos que sempre resistiram à ocupação colonial portuguesa, “as duas maiores conquistas alcançadas pelos angolanos foram, sem dúvida alguma, a Independência Nacional e a Paz e Reconciliação Nacional, dois importantes marcos da nossa história recente”.
O Chefe de Estado angolano que falava recentemente em Luanda, durante um jantar oficial alusivo ao 4 de Abril, Dia da Paz e Reconciliação Nacional, recordou que o longo conflito armado deixou sequelas profundas, comprometeu o futuro de várias gerações de angolanos e adiou o sonho de construir uma Angola próspera e desenvolvida.A seguir, transcrevemos extratos do seu discurso:
……………………………………………….

“Para haver paz e reconciliação entre os angolanos, precisamos de reconhecer publicamente que no passado fizemos coisas condenáveis e que nos comprometemos a nunca mais enveredar por aqueles caminhos, que todas as divergências e contradições entre os diferentes actores políticos e sociais devem ser dirimidas por via do diálogo aberto e transparente ou por via dos competentes órgãos de Justiça, ali onde houver fortes indícios de violação da Lei”.
……………………………………………….

“(…)A manutenção da paz só é possível se todos os actores políticos tiverem o mesmo entendimento sobre a reconciliação nacional e a necessidade da tolerância política entre os diferentes partidos políticos e seus militantes e apoiantes”.
……………………………………………….

“Nesta data comemorativa do vigésimo aniversário da paz em Angola, uma palavra de reconhecimento a todos os angolanos, jovens, estudantes e combatentes, mulheres e homens, trabalhadores, camponeses, operários e intelectuais, fiéis e líderes religiosos, que tendo consentido os maiores sacrifícios, tornaram possível a paz que salvou Angola da hecatombe”
……………………………………………….

“Os partidos políticos devem educar os seus militantes e apoiantes a se comportarem com civismo e patriotismo, porque a violência contra as pessoas e o património público e privado não será tolerada pela sociedade angolana”.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário