Pontos Turísticos Restaurantes

Turismo Rural em Angola – Ovina Yetu Uma forte aposta na identidade gastronómica

Escrito por figurasnegocios

Os frequentadores assíduos dos restaurantes do Grupo CHA do Chef Helt Araújo com certeza já devem ter visto estas palavras algures nos seus menus: Ovina Yetu. Mas o que é?

“OVINA YETU nasce da busca por conhecimento sobre a gastronomia angolana que caminha para o esquecimento, com o objetivo de criar uma viagem de investigação, registo, sistematização, reflexão, escrita e divulgação da história gastronómica de Angola e dos seus produtos nativos, técnicas e outros saberes, preservando a biodiversidade e a diversidade sociocultural.”

Esta tem sido a força motriz que une os diferentes conceitos do grupo, e informa, molda e inspira as criações culinárias da equipa. Entre os diferentes projectos do Ovina Yetu encontramos os vinhos Vale do Bero, de produção nacional na província do Namibe, e o Projecto Matéria, uma colaboração com o conceituado chef português João Rodrigues.

“Através da ação de um equipa multifacetada em diferentes províncias de Angola,” diiz a equipa, “pretendemos investigar e recuperar as raízes da cultura gastronómica angolana, produtos, técnicas e outros saberes, que caminham para o esquecimento. Conhecer produtores locais que usam métodos de produção mais sustentáveis, em sintonia com os ecossistemas angolanos, e que ainda têm este conhecimento vivo nas suas mãos.”

E mais: “Iremos potenciar toda a cadeia de valor, os ingredientes e as suas etapas, valorizando o percurso desde quem planta e colhe, até quem transforma e reinventa. Criar literatura gastronómica angolana e pratos genuínos, com o objetivo de transmitir um legado de resiliência e sabedoria às gerações futuras, que precisam de voltar a ter, como nunca, um mundo novamente sustentável.”

O Ovina Yetu é o mais ambicioso projecto que conhecemos na gastronomia angolana, e estamos ansiosos para ver qual será o seu efeito a nível nacional.

LNL

 

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário