Figuras de Cá

Figuras de Cá – Edição nº218

Joel Leonardo
com a corda no pescoço

Joel Leonardo, Presidente do Tribunal Supremo, não obstante os seus pares pedirem para renunciar ao cargo por causa de acusações (ventiladas nas redes sociais) por supostamente permitir-se a extorquir dinheiro aos presos, mantém-se firme. Se recusar ao cargo, Joel Leonardo será o terceiro Presidente do Tribunal Supremo a sair no mandato do Presidente da República João Lourenço, seguido de Rui Ferreira e de Manuel Aragão.


Exalgina Gamboa
a ‘contas’ com a justiça

Juíza Presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gamboa está em apuros, devido à gestão na instituição. Ela é acusada de gastar dinheiro da Caixa de Providência do TC a seu proveito. Até ao fecho da nossa edição, nas redes sociais, afirma-se que, por causa disso, Exalgina Gamboa apresentou ao Presidente da República a sua demissão do cargo, mas oficialmente não se confirma ou se desmente o facto que atinge negativamente a antiga deputada, pelo MPLA, na Assembleia Nacional.


Bornito de Sousa
novos projectos

Bornito de Sousa, pelos vistos não se habituou à vida de governante e político por muito tempo. Abandonou a vice-Presidência da República e renunciou ao cargo de deputado, pelo MPLA, decidindo criar uma Fundação para apoiar as comunidades, independentemente das funções de professor universitário. Desilusão da política ou do comportamento dos seus pares? Bornito de Sousa tem a palavra.


Demarte Pena
Nosso Campeão

Demarte Pena, lutador angolano de artes marciais mistas (MMA) continua a dar cartas na África do Sul e no mundo. Agora, em Paris, França, conquistou o título mundial ARES MMA na categoria de pesos Galo. Filho do falecido Arlindo Ben Ben, antigo vice-chefe do E.M. das Forças Armadas Angolanas, mantém o sonho de combater em Angola, sua terra, desde que conte com o apoio da sociedade civil e do empresariado. De recordar que há tempos, o Presidente da República o homenageou, atribuindo-lhe uma medalha.


Higino Carneiro
Justiça ou Presidência?

Deputado pelo MPLA, na Assembleia Nacional, Higino Carneiro tem um dilema: ou concorre para Presidente do seu partido e, como consequência, como Presidente da República em 2027 ou enfrenta os órgãos de justiça que o acusam de peculato ,entre outros crimes. Dilema para o general de “Peito Alto”, cuja candidatura a PR do MPLA não reúne o consenso da maioria dos militantes do “partido dos camaradas”.


Filipe Zau
Dinamismo

Filipe Zau, ao exercer o cargo de Ministro da Cultura e Turismo, já começou a demonstrar todo o seu empenho no tocante à realização do Carnaval, cuja mais recente edição mereceu o aplauso generalizado. Tal dinamismo vai se estendendo ao sector do turismo, que é uma actividade importante na estratégia de desenvolvimento da economia do país. Apaixonado da música angolana urbana, Filipe Zau, professor universitário e bastante comunicativo, faz jus ao cargo interagindo fundamentalmente com os agentes da cultura e do turismo, restauração e similares, para que o sector esteja melhor posicionado no crescimento do PIB de Angola.


Adalberto C. Júnior
Queixinhas!

Adalberto Costa Júnior, Presidente da Unita, aproveitou a ocasião da sua participação na reunião da IDC, em Portugal, para desancar a governação do Presidente da República e por consequência, o MPLA como inimigo visceral do seu partido. Acusou o Tribunal Constitucional e os órgãos de comunicação do Estado que não se permitem em entrevistá-lo. Observadores políticos comentam que Adalberto preferiu “queixar-se” na Europa porque ignorou o povo angolano e o continente Africano de que, aliás, a Unita se orgulha integrar”.


Fernando Dias dos Santos
Candidato a futuro pr?

Político que na governação do MPLA esteve em quase todos os cargos da liderança, os seus apoiantes, de acordo com rumores provenientes das hostes dos “Camaradas” , Fernando Dias dos Santos pretende candidatar-se à Presidência do seu partido. Diz-se que “Nandó” tem tido reuniões com os que o apoiam para burilar o seu manifesto, onde explicará aos militantes do MPLA porque quer ser o Presidente do partido e, se ganhar as eleições gerais de Angola, em 2027, tornar-se Presidente da República. O seu último cargo foi de Presidente da Assembleia Nacional e, sabe-se de fontes seguras, que renunciou integrar na actual legislatura o grupo parlamentar do MPLA para “descansar”.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário