Figuras de Cá

FIGURAS DE CÁ – Edição nº212

António Venâncio
Coragem!

Engenheiro de profissão e escrevinhador de crônicas sociais,António Venâncio saiu da concha da construção (trabalhava no Ministério da Construção) e assumiu-se como político de grande coragem. Venâncio “estremeceu” a opinião pública nacional e internacional, quando, pretendia disputar o cargo de Presidente do partido MPLA. Não conseguiu, mas fica na história por ter sido capaz de alcançar uma certa popularidade no seio do partido dos camaradas, sobretudo por ter estado a lutar até ao fim para alcançar um dia os seus objectivos.


Adjany Costa
Paradeiro!

Adjany Costa é uma bióloga que se destacou ao explorar o Corredor do Okavango e foi a mais jovem angolana a ocupar um cargo ministerial na história de Angola: Ministra da Cultura e Ambiente do governo de João Lourenço. Foi exonerada do cargo e nomeada como conselheira do Presidente da República. Desde aí, a jovem desapareceu das luzes da ribalta.Onde anda a Adjany Costa?


Mfuca Muzemba
O esperançoso

Mfuca Muzemba é o líder do partido “Esperança” que pretende concorrer às eleições gerais de Angola. Antigo deputado da Unita, Mfuca Muzemba pretende que a sua organização seja a terceira maior força política. Ousado e bom comunicador, Muzemba tem arrecadado vários apoios de vários extractos sociais, mas o seu foco continua a ser a juventude; um sector onde ele “navegou” durante muitos anos, na qualidade de líder da JURA, braço juvenil da Unita.


Yanick Moreira
Reforço

Nesta época, o Petro Atlético de Luanda regista inúmeras vitórias, especialmente no futebol e no basquetebol.Nesta modalidade, a Direcção liderada por Tomás Faria contratou o pilar Yanick Moreira para reforçar a equipa que quer ganhar tudo o que estiver ao seu alcance.
Yanick, poste de 2,11 metros e internacional sénior , no Petro vai jogar ao lado dos colegas seleccionados igualmente por Angola. Para a equipa petrolífera , chega de Cabo Verde o craque Anderson Monteiro recentemente contratado.


Amílcar Xavier
O “turbo jornalista”

O coordenador de conteúdos da TVZimbo, o jornalista Amílcar Xavier, é, sem dúvidas, “pau de todas as obras” naquela estação televisiva. Desde o Debate Livre , o Especial Entrevista, Cara a Cara, enfim… Amílcar assume-se como uma sumidade na programação e não só. Mas há sempre uns “incômodos” por assumir uma tamanha multiplicidade de funções no seu dia a dia… Amílcar corre o risco de agravar ou baixar o seu índice de popularidade, embora se reconheça o seu elevado grau profissional.


Leonel Pinto
Paralímpicos

Leonel Pinto concorreu e ganhou o cargo de Secretário Geral do Comité Paralímpico Africanoe, ultrapassando os adversários.Leonel era Presidente do Comitá angolano Paralímpico e vai levar na bagagem uma experiência acumulada de vários anos a lidar com a instituição e os seus membros.É no seu reinado que Angola conquistou vários títulos mundiais, destacando-se as medalhas olímpicas arrebatadas por José Sayovo e as do campeonato africano e mundial de futebol, pela selecção nacional.


Abel Chivukuvuku
Rnterrado?

As eleições gerais no país realizam-se em Agosto e Abel Chivukuvuku de certeza que não se vai candidatar como presidente da república, como era o seu desejo.Saído da Unita, criou a CASA-CE; saíu desta organização partidária cologada e criou o seu partido, PRA-JA-Servir Angola. Surge o Tribunal Constitucional não o aprovou e, uma vez mais, Chivukuvuku parte para uma nova empreitada. Alia-se à Unita, ao Bloco Democrático e o PRA-JA, constituindo a Frente Patriótica, que, como se prevê, não poderá participar nas próximas eleições. Logo, parece estar enterrado o sonho deste lider político carismático ser o futuro Presidente da República.


Albina Assis
Sucesso

A participação de Angola na Expo – Dubai é considerada um sucesso e a Comissária Albina Assis é alvo de muitos elogios da imprensa internacional especializada.Antiga ministra dos Petróleos e da Indústria, Albina Assis é veterana na organização de feiras internacionais, onde Angola se faz presente e tem alcançado um nível muito acima da média de outros países africanos e mesmo europeus, que, como se sabe, possuem mais dinheiro, melhor marketing e, sobretudo, maior tecnologia e intervenção no mercado.


Ana Paula dos Santos
A dama das misses

A antiga Primeira-Dama de Angola não é mais a madrinha do Comité Miss Angola e rumores sustentam que ela está suspensa do cargo. Todavia, o Comité está a funcionar e fonte ligada à ele diz que as suas realizações continuam. O Presidente é o empresário Vladimiro Minoru Dondo, que garante já a participação de Angola no Miss Universo, interrompida devido à situação sanitária no mundo, para além da crise da economia interna a boa notícia é que, à partir do ano que vem, teremos o tão esperado concurso de beleza Miss Angola, se a situação sanitária do País permitir.


Joana Tomás
“mãe grande”

A jornalista televisiva Joana Tomás, Secretária Geral da Organização da Mulher Angolana (OMA) não se cansa de mobilizar as militantes do seu partido para as eleições gerais do Pais. Marcadas para Agosto próximo, o pleito eleitoral tem contado com a participação esmagadora das mulheres e Joana Tomás não só aceitou o desafio para as mobilizar, como tem mostrado garra durante o processo. Jovem e dinâmica tem razões para suplantar as suas antecessoras,mais velhas, e, pelos vistos, o MPLA acertou em cheio na sua escolha, exactamente numa altura em que se espera uma luta renhida pelo poder.


Bento Kangamba
“cartão amarelo”

Bento Kangamba,o proprietário do clube Kabuscorp do Palanca, está confrontado com uma série de problemas com a Federação Angolana de Futebol (FAF). De acordo com as notícias mais recentes, Kangamba deve salários a vários jogadores e treinadores que representaram o clube, avaliados em 160 milhões de Kwanzas. Problemaa similares também se registaram no passado, destacando-se o que envolveu o internacional brasileiro Rivaldo que acabou por ser resolvido com a intervenção da FIFA. A agravar a situação, o Kabuscorp não está a ganhar os pontos necessários para tentar permanecer na primeira divisão nacional.


Francisco Mendes
Televisão moderna

Com equipamentos modernos, a TPA vai alcançar nos próximos tempos um grande nível técnico, fruto de um investimento de forte impacto na formação dos seus. Sabe-se que vários técnicos encontram-se no exterior do país a frequentar diversos cursos e estágios para, já em Agosto próximo, regressarem e transformar radicalmente o curso da história da nossa televisão pública. Francisco Mendes, que iniciou a sua carreira como jornalista de rádio, é o actual PCA da TPA, tem créditos firmados como director geral da TV Zimbo, e, com espírito de equipa, vai-se notando o seu esforço em tornar a TPA cada vez mais moderna.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário