Sociedade

Para facilitar o tráfego internacional de embarcações PORTO DO LOBITO BREVEMENTE COM SISTEMA DIGITAL MARÍTIMO

Escrito por figurasnegocios

O sistema digital de tráfego marítimo entra em funcionamento este ano e vai facilitar o tráfego internacional de embarcações que servirá de modelo para outros países africanos. De acordo com um comunicado divulgado pela empresa portuária angolana, o sistema digital de tráfego marítimo, denominado Janela Única Marítima (MSW), vai permitir a submissão electrónica, mediante um único portal online, de toda a informação exigida pelos organismos governamentais quando um navio atraca no porto.


A experiência faz parte do projecto IMO-Singapura Single Window for Trade Facilitation (SWiFT) e servirá como um “modelo para mais portos na África no futuro”, revela a Organização Marítima Internacional (IMO).

Segundo o documento, a Janela Única Marítima do Porto do Lobito está, em fase inicial de desenvolvimento. Uma delegação da IMO visitou no final de Janeiro deste ano, o local e a sua conclusão está prevista para Julho deste ano.

O projecto SWiFT foi criado para apoiar os portos de média dimensão no cumprimento dos requisitos da Convenção de Facilitação (FAL), iniciativa que visa acelerar a digitalização da navegação marítima, que entrará em funcionamento no próximo ano.

A partir de 1º de Janeiro, portos de todo o mundo devem estar preparados para trocar dados por meio de uma “Janela Única”, onde estarão contidas informações sobre chegada, permanência e saída de navios.

O Porto do Lobito situa-se na província de Benguela, a sul de Luanda. O corredor do Lobito estende-se desde o Porto do Lobito e atravessa Angola de oeste a leste, passando pelas províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, e abrange as zonas mineiras da província congolesa de Catanga e Copperbelt da Zâmbia. D.V.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário