Actualidade Balaio dos Prazeres

Projecto Kwenda em Malanje e Cuanza Norte – MAIS DE 60 MIL FAMÍLIAS FORAM ASSISTIDAS

Escrito por figurasnegocios

Mais de 3 mil milhões e meio de Kwanzas, gastos pelo Fundo de Apoio Social(FAS), no âmbito do programa de transferências sociais monetários nas províncias do C.Norte e Malanje, beneficiaram 62.360 famílias, desde 2020 até ao presente ano. Em Malanje, o chefe do Departamento do FAS, Lourenço Matias, assegurou que mais de dois mil milhões de kwanzas ajudaram 42.800 famílias de Malanje.

Já no Cuanza Norte, foram entregues mais de mil milhões de kwanzas, beneficiando 19.560 famílias nos municípios do Quiculungo, Ambaca e Golungo Alto. No Município da Banga desta província estão cadastrados 1.747 associados que de forma oportuna receberão valores correspondente à ajuda atribuída às famílias carenciadas.

O Kwenda é desenvolvido por um grupo de 260 ADECOS (Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário), tendo como missão acompanhar e guiar os grupos sociais sobre os procedimentos com propósito de combater a pobreza.

O programa visa a formação de 28 supervisores nas duas províncias, no sentido de aprimorar conhecimentos ligados às áreas de atribuições e responsabilidades para os ADECOS, fichas de pré- cadastramento dos serviços de projectos de protecção social e municipalização da acção social.

Em vigor desde Maio último, após aprovação em Diário da República, o programa de fortalecimento da protecção Social de transferências Sociais Monetárias prevê opoiar em todo o país um total de um milhão e 608 mil agregados familiares em situação de pobreza.

O que é o Kwenda? – É o programa que contempla a transferência de uma renda trimestral fixa de 25 mil kwanzas às famílias em situação de vulnerabilidade, bem como a sua inclusão em actividades geradoras de rendimentos.

O programa foi lançado em 2020, no município do Nzeto, Zaire. Com o apoio de 420 milhões de dólares do Banco Mundial, visa benificiar mais de um milhão de famílias angolanas vulneráveis.

A fase piloto da implementação do programa decorreu em cinco municípios de cinco províncias. Com a duração de três anos, poderá conhecer o seu fim no próximo ano e possui quatro componetes: Transferências Sociais Monetárias; Inclusão Produtiva; Municipalização da Acção Social e, por último, o reforço do Cadastro Social Único.

O Fundo de Apoio Social (FAS) é o organismo responsável pela Execução do programa depois da fase piloto. O FAS aposta em 14 províncias e 15 municípios na fase da expansão, nomeadamente em Benguela(Chongoroi), Cuanza Sul( Seles, ex -Uku Seles),Cuanza Norte(Quiculungo), Cunene(Curoca), Huíla( Quilengues), Namibe (Virei), Luanda( Quissama, Icolo e Bengo), Cabinda(Belize), Bengo( Dembos e Quibaxi), Moxico( Luau), Lunda Sul (Muconda), Lunda Norte( Cuango), Huambo (Mungo) e Bié (Andulo). Note-se que, falta implementar a fase piloto em cinco províncias, tais como Cuando Cubango, Cunene, Huíla, Zaire e Malanje.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário