Sociedade

A unidade reduz em 15% a importação de gasolina e poupa USD 235 milhões ao Estado

Escrito por figurasnegocios

REFINARIA DE LUANDA GANHA NOVA UNIDADE DE PRODUÇÃO DE GASOLINA

Um novo complexo de produção de gasolina da Refinaria de Luanda foi inaugurado no passado mês de Julho pelo Presidente da República, João Lourenço, com vista a reduzir em 15% a importação de gasolina e poupar ao País uma considerável soma em divisas.O PCA da petrolífera nacional,Sebastião Martins, revelou na ocasião que o complexo, orçado em mais de 235 milhões USD, vai contribuir para o alcance da auto-suficiência do País, na área de petróleo e gás, além da criação de inúmeros empregos, sobretudo para jovens.

O projecto teve início em Junho de 2019 e contou com o suporte técnico da ENI, na supervisão da engenharia e construção. O complexo trará, igualmente, vários benefícios operacionais e ambientais, como o incremento da produção de gás butano, redução considerável de emissões gasosas pela utilização do hidrogénio produzido no novo complexo, para geração de energia eléctrica na central de ciclo combinado, geração de vapor nas fornalhas, entre outros ganhos.

Sabe-se que a construção da nova unidade da Refinaria de Luanda deverá ficar concluída em 2022. A empreitada, que vai permitir aumentar a produção de gasolina no país de 72 mil toneladas para 450 mil por ano, já se encontra executada em 36 por cento.

A infra-estrutura vai permitir o aumento da produção em quatro vezes mais, adiantou-se ainda.Dos actuais 350 mil litros para 1,580 milhões de litros de gasolina por dia, segundo o Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Martins.

Precisou que a inauguração do complexo faz parte do cumprimento dos objectivos estratégicos do sector de refinação, aliada à estratégia do Executivo e o Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022.

O PCA da petrolífera nacional acrescentou que o complexo, orçado em mais de 235 milhões USD, vai contribuir para o alcance da auto-suficiência do País, na área de petróleo e gás, além da criação de inúmeros empregos, sobretudo para jovens.In “Mercado” e J.A.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário