Balaio dos Prazeres Restaurantes

6 lugares que servem “vegetais” em Luanda

Comida vegetariana fora de casa, mais acessível

Durante muitos anos foi bastante difícil encontrar restaurantes em Luanda que servissem pratos vegetarianos para além do “omelete com batata frita” ou “mufete sem peixe”. A situação hoje é muito diferente e já se passaram mais de 5 anos desde que publicamos a 1ª edição deste artigo. Existem mais pessoas vegetarianas entre nós e mais sensibilidade por parte de alguns restaurantes em lidar com elas. Sim, na maioria dos restaurantes os garçons ainda torcem o nariz com um olhar confuso quando a pergunta é: – “servem pratos vegetarianos?”. Mas, nos 6 restaurantes que descrevemos aqui neste artigo, esta falta de conhecimento já não é um problema. Saiba onde pode comer pratos vegetarianos em Luanda; brevemente faremos a 3ª edição deste artigo com ainda mais escolhas.

Mbawa

O menu da Mbawa não é extenso – é importante realçar que isto é uma loja de roupa que por acaso serve alguns pratos e cocktails. A ‘maka’ é que a comida é surpreendentemente boa e quando cá viemos há vezes que até esquecemos que estamos numa loja. Apostou-se em pratos originais que fazem uso liberal de ingredientes locais, e o menu muda com frequência: o mais recente tem a autoria do Chef Ricardo Helton. Entre as novidades vegetarianas: Muesli Cremoso e Rabanadas para o pequeno-almoço, e Bruscheta de Pimentos, Linguini com Pesto de Gimboa e Ristotto de Tortulho para o almoço.

Tel: +244 935 440 224


A Biológica

Este pequeno espaço nas Ingombotas é a realização de um sonho de três amigos que acharam ser possível abrir um restaurante em Luanda onde a maioria dos pratos são vegetarianos ou veganos, e vários são sem glúten. A Biológica serve pequenos-almoços, brunches, almoços e lanches, com um meno focado em bowls, tostas e panquecas, ovos, sumos naturais, e smoothies. São usados ingredientes sazonais, o que significa variedade no que é servido – bowls semanais diferentes, sumos feitos com as frutas disponíveis (manga, maracujá, laranja, melancia, dentre outras), – e os preços são justos.

Tel: +244 931 291 249


Leaf by Dear Mr. Breakfast

O Leaf foca-se em comida saudável, com a maioria dos pratos à base exclusiva de vegetais, peixe, e mariscos; há diversos pratos vegetarianos ou que podem tornar-se vegetarianos facilmente. Para Luanda o menu do Leaf é um achado: não é mesmo comum ver pad thai tailandês, egg fried rice e souvlaki nos restaurantes locais. É um menu que faz-nos lembrar os restaurantes cosmopolitas de Lisboa, Cape Town ou Banguecoque. Por isso, vale a pena sair da zona de conforto e ser um pouco mais aventureiro(a), até porque servem pratos novos com alguma frequência.

Tel: +244 922 098 610


My Happy Lunchbox

O My Happy Lunch Box é um serviço de entrega de Comida Saudável, catering e workshops, que veio oferecer uma opção saudável para os luandense. A entrega de refeições é feita das 12h às 14h, uma vez que prioriza produtos frescos, produzidos localmente e/ou da estação, na maioria dos casos. Os menus são semanais e estão disponíveis na página do Instagram e Facebook, e a sua própria newsletter. Eles defendem o princípio de que o autoconhecimento leva ao vegetarianismo ou veganismo, ao amarmo-nos a nós próprios e a vida alheia de todas as formas.

Tel: +244 935 436 604


Pizzaria Ciao

Para os amantes da clássica pizza italiana de massa fina, a do Ciao Pizzaria é actualmente a melhor no mercado. É verdade que no menu também encontras sandes de focaccia (bastante boas) e tostas (nada de especial), mas o que mais apreciamos no Ciao são as pizzas clássicas, feitas no modo tradicional italiano: massa fina (com fermentação lenta), molho de tomate (menos a pizza branca), queijo mozarella e uma combinação de ingredientes que funcionam bem juntos. E claro, existe também a possibilidade de adicionares ingredientes extra ou criares a tua própria pizza vegetariana.

Tel: +244 945 986 516


The Healing Space

O The Healing (A Cura, em inglês) surge como refúgio para aqueles que buscam pratos vegetarianos ou veganos em Luanda. Iniciativa auspiciosa e, apesar de a população consumir mais pratos de carne e peixe, tem tudo para dar certo, pois é notável a crescente preocupação com uma alimentação mais saudável. Visitamo-lo com um misto de fome e curiosidade; encontramos um lugar aconchegante e bem decorado, um ambiente calmo, agraciado com música agradável.

Tel: +244 923 403 404

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário