Balaio dos Prazeres Pontos Turísticos

Tundavala

Não sei como, nem quando. só sei que vou!

|Texto Sandra Santos |Fotografias LNL
Huíla, a cidade jardim, é um local intenso e acolhedor. a padroeira da cidade, a Nossa Senhora do Monte, abençoa e protege os seus visitantes forasteiros. há 1001 coisas para fazer e outras tantas para provar. O passeio mais atractivo é direccionado, irremediavelmente, à Fenda da Tundavala, eleita como uma das 7 maravilhas de Angola.

Mas antes de chegarmos aos penhascos onde termina o planalto central, no Lubango, província da Huíla, o LNL sugere algumas delícias que lhe podem ajudar a ter o fôlego necessário para encarar, a plenos pulmões, os 2.200 metros de altitude.

O acesso à Tundavala é feito apenas pela estrada da Mapunda, a menos que seja um exímio alpinista e queira ir até à Bibala, Namibe e aventurar-se a subir 1.200 metros de escarpa. Se não for o caso, alegre-se, afinal é também nesta estrada que se encontra o Pululukwa Resort & Spa e as suculentas rabanadas de noz.

Temos pena que nos esteja a ler e não a ouvir. Pois as Rabanadas de noz requerem uma entoação solene.. tom de voz baixo, pausado… tão pausado quanto o movimento de cada colherada desta delícia, onde a rabanada é feita com bolo de noz, gentilmente regada (mantenha o foco na entoação) com puré de banana e…uma bola de gelado de baunilha.

Originalmente, esta viagem de sonho para o palato é uma sobremesa. O LNL faz uso dela como pequeno almoço, lanche, antidepressivo ou presente de Natal. Qualquer momento é bom.
Não sendo muito chegado a doces, um pouco mais à frente, sempre na estrada da Mapunda, encontrará a Fábrica de Cerveja NGOLA, onde pode, mediante marcação prévia, degustar a cerveja directamente da fonte, fazer uma visita guiada e saber um pouco mais sobre o processo da fabricação da NGOLA. Contacte a HOTOUR, Associação de Promotores e Operadores de Turismo, via Facebook para mais detalhes.

Se nem uma coisa nem outra enche as suas medidas que tal um queijinho recentemente fabricado ou um leite fresco? Le Chalet – já ouviu falar?

É uma fazenda dedicada à produção de iogurtes, queijo, manteiga, leite do dia, ovos, mel e enchidos.

Todas estas delícias podem ser provadas e compradas logo na entrada da fazenda, numa pequena casa de madeira pendurada na montanha, no melhor estilo Suíço, com uma varanda/esplanada cheia de flores e ao som do mais variados pássaros. Afinal, a Huíla é a planície dos pássaros por algum motivo.

Ao entrar na estrada da fazenda, vá devagar. Preste atenção ao chão e aos arbustos. É muito frequente ver um Otchicocovando (lagarto colorido) a passar ou um pequeno camaleão num dos ramos.
Agora sim estamos prontos para seguir viagem e desfrutar da barragem, da cascata e finalmente da majestosa Fenda da Tundavala. Respire fundo, o mais fundo que conseguir. Várias vezes. E se quiser faça um desejo. Você está pertinho do céu.

Já a caminho da cidade, assim que acabar a estrada de pedra e começar o asfalto, atenção! Do seu lado direito está a casa da D. Fernanda. Peça indicações. Ela faz pão, broa e arrufadas no forno a lenha. Use a manteiga que comprou no Le Chalet e deixe-a derreter num pão acabado de sair do forno. Ela também faz suspiros, bolinhos secos e comercializa doces caseiros feitos por uma amiga.
De volta ao pouso, eis o resultado do nosso passeio – talvez uns quilinhos a mais, mas dentro de um corpo em paz de espírito.

Características

  • Animais selvagens
  • Bom para crianças
  • Bom para grupos
  • Visita guiada
  • Vista bonita

 

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário