País

Na Lunda Sul primeiro laboratório de diamantes entra em operações

Escrito por figurasnegocios
O primeiro Laboratório de Micro-diamantes de Angola, pertença da ENDIAMA (Empresa Pública vocacionada ao exercício da prospecção, reconhecimento, exploração, lapidação e comercialização de diamantes), foi inaugurado recentemente em Saurimo, província da Lunda-Sul, pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, na presença do governador provincial, Daniel Neto, e de convidados.

Construído no bairro Terra-Nova, da cidade de Saurimo, numa área de mais de 1.200 metros quadrados, o edifício comporta, entre outras, as áreas de petrografia, pesagem, separação magnética/electromagnética, micrologia, controlo, preparação física de amostras, técnica e de microscópio de varredura.

O edifício garante emprego directo a 15 jovens locais, com formação em Minas no Instituto Superior Politécnico (ISP), afecto à Universidade Lueji A´Konde, em Saurimo. Numa breve explicação sobre o funcionamento do laboratório, o consultor do presidente do Conselho da Administração (PCA) do Instituto Geológico, Silva Ginga, disse que mais de 20 equipamentos de ponta foram instalados no local, para permitir a realização de análises ou pesquisas e prospecção de diamantes.

O ministro Diamantino Azevedo referiu que para o desenvolvimento do sector dos Recursos Minerais, além do potencial geológico, “é necessária boa formação e infra-estruturas técnico-científicas de suporte, para o grande sucesso da indústria de mineração”.

Com estes projectos, temos infra-estruturas suficientes e de qualidade, para garantir o suporte técnico e científico às empresas mineiras e instituições académicas, entre outras que necessitem de informação para desenvolverem as suas actividades

Assegurou que, no presente mandato, o Ministério que dirige conseguiu concluir o edifício e os laboratórios centrais do Instituto Geológico em Luanda e na Huíla, no âmbito do PLANAGEO, além da implementação do Centro de Valorização de Rochas Ornamentais.

“Com estes projectos, temos infra-estruturas suficientes e de qualidade, para garantir o suporte técnico e científico às empresas mineiras e instituições académicas, entre outras que necessitem de informação para desenvolverem as suas actividades”, garantiu o ministro.Apelou às empresas mineiras e alguns interessados a utilizarem as infra-estruturas disponíveis, que permitem o planeamento de toda a actividade económica do país e a melhoria da qualidade de vida da população.

Para o PCA da ENDIAMA, Ganga Júnior, fez saber que a instalação do Laboratório na Lunda-Sul resulta de uma necessidade que o sector viveu nos últimos tempos, no domínio da investigação dos diamantes, o que permitiu a criação de uma equipa composta por angolanos, para a concepção do projecto na África do Sul e Rússia.

Regozijado com as infra-estruturas, o governador da Lunda-Sul, Daniel Neto, notou que a província marca um passo importante no processo de desenvolvimento regional e garante um ambiente de serviço eficaz. Oportunamente, enalteceu a atenção prestada pelo Ministério, em relação à implementação de projectos a favor da Lunda-Sul, província que continua a aumentar o seu “cartaz de visita”, no âmbito do turismo. *Jornalista do J.A., em Saurimo

Laboratórios vão enriquecer o sistema de infraestruturas técnico-científicas

POLO DE DESENVOLVIMENTO DIAMANTÍFERO EM MARCHA SEGURA

Com perspectivas seguras de se alcançar as metas pretendidas no domínio da investigação científica dos recursos minerais disponíveis em solo angolano, mais dois laboratórios foram inaugurados recentemente na Lunda Sul. Ergue-se no Leste um polo de desenvolvimento diamatífero moderno, tendo como destaque que o mesmo está a ser concebido e implementado por angolanos e para angolanos.

Mas importa realçar mais alguns dados importantes quanto ao  Laboratório Geocientífico do IGEO que apresenta uma área de construção de 3463 m2, está constituí¬do por três edifí¬cios, nomeadamente o de preparação fá¬sica, de análise química e um refeitário.

Ele tem como função principal a realização de análises geocientíficas genéricas em áreas de petrologia, mineralogia, geoquí¬mica, ambiente, hidrologia e geotécnica. A sua capacidade técnica comporta 62 unidades, das quais 14 dos principais equipamentos de análise apresentam caracterí¬sticas que garantem altos í¬ndices de precisão e exactidão de resultados, capazes de analisar amostras de rochas, minerais, solo e água, cobrindo 78 elementos quí-micos da tabela periódica.

Quanto ao Laboratório de Diamantes de Angola, igualmente inaugurado pelo ministro dos Recurdos Minerais, Petróleo e Gás, Engenheiro Diamantino Azevedo, é  propriedade da Endiama e  foi implementado em parceria com o IGEO.  Comporta dois edifí¬cios, sendo um para a preparação fí¬sica e análises quí¬micas e outro que constitui a planta de Fusão Cáustica.

Trata-se de  um laboratório de Petrologia, Mineralogia e Geoquí¬mica, e tem por fim o preparo, análise e caracterização de amostras de material kimberlí¬tico e aluvionar de apoio à prospecção e pesquisa de diamantes.

Esta infraestrutura oferece uma ampla gama de análises laboratoriais para o apoio às principais etapas da exploração mineira, desde a preparação de amostras, caracterização, identificação e classificação de minerais indicadores de diamantes com base às caracterͬsticas morfológicas, espectrais e de quí¬mica mineral, assim como na concentração de micro-diamantes por via da fusão cáustica de amostras de kimberlitos e a separação de macro diamantes, entre outros. “Esses dados são importantes para a definição da qualidade e gênese dos diamantes e do seu potencial nas áreas de proveniência, sejam depósitos kimberlí¬ticos ou aluvionais”, aseegura-nos fonte segura do Ministério dos Recursos Minerais , Petróleo e Gás.

“Estas duas infraestruturas vão enriquecer o sistema de infraestruturas técnico-cientí¬ficas de suporte à actividade de desenvolvimento sustentável dos recursos minerais do nosso País,acrescenta a fonte, lembrando que  neste mandato o país já tinha ganho o Laboratório Central do IGEO em Luanda, o Laboratório do Lubango e o Centro de Valorização de Rochas Ornamentais também no Lubango.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário