País

Memorando foi assinado entre a Sonangol e firmas alemães

Escrito por figurasnegocios

ANGOLA E ALEMANHA JUNTOS NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, efectuou recetemente uma visita à Berlim (Alemanha) com o intuito de assistir a assinatura de Um memorando de entendimento para a realização de um Projecto conjunto de produção de Hidrogénio verde foi assinado em Berlim (Alemanha) entre a Sonangol e duas empresas alemães (Gauff e Conjuncta).

A cerimónia foi testemunhada pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, que na ocasião declarou que a Sonangol dá assim, “mais um passo importante na sua trajectória rumo a uma empresa de energia e o nosso país reafirma mais uma vez o seu compromisso em abraçar as energias renováveis na sua matriz energética, conforme afirmou Sua Excelência, João Lourenço, Presidente da República”, acrescentando que teve a oportunidade de num breve encontro com o Secretário Parlamentar do Ministério da Economia e do Clima do Governo da Alemanhã, abordar aspectos da relação estratégica entre os nossos dois países.

De notar que nestes dois eventos Diamantino Azevedo esteve acompanhado da Embaixadora de Angola na Alemanha, do Presidente da Sonangol, Engenheiro Gaspar Martins, do Presidente do CPD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento), da Sonangol, Prof. Dr Orlando da Mata e do Administrador da Endiama, Engenheiro Laureano Paulo.

Iniciativa de Transparência das Indústrias Extrativas (ITIE)
ANGOLA JÁ É MEMBRO DA ITIE

A República de Angola, passou a integrar um grupo de mais de cinquenta países membros da Iniciativa de Transparência das Indústrias Extrativas (ITIE) , um padrão global que promove a gestão responsável de petróleo, gás e recursos minerais.

A integração de Angola como 55º país membro da ITIE foi decidida na 53ª reunião do Conselho da ITIE, co-organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros Belga e da Comissão Europeia, que teve lugar em Bruxelas (Reino da Bélgica), em acto de que participou o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, como membro observador ao encontro, acompanhado de uma delegação angolana.

Com a aceitação da candidatura, termina um ciclo de trabalhos preparatórios iniciados no ano de 2019, quando o Presidente da República, João Lourenço, declarou publicamente a intenção de Angola juntar-se a esta iniciativa.

Note-se que a ITIE é uma plataforma voluntária de promoção da transparência e gestão responsável das receitas provenientes dos sectores extractivos (mineiro e petrolífero) implantada pelos países interessados e pelas empresas que operam nestas indústrias.

O propósito da ITIE é permitir o uso adequado e monitorável dessas receitas para que possam contribuir para a estabilidade económica e política dos países com indústrias extractivas e, dessa forma, reforçar-se o combate à corrupção.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário