Figuras de Lá

Figuras de Lá – Edição nº244

Emmanuel Mácron
PEDRA NO SAPATO

É verdade, Emmanuel Mácron, Presidente da República da França, tem no Continente Africano uma pedra no sapato. Antiga potência colonial de alguns países, agora está a chorar pelas riquezas minerais que controlavam, mormente no Níger, Mali, Burquina Faso. Afinal, a França não é o patrão de África; antiga colonizadora, apenas isso, Emmanuel Mácron e companhia devem convir que no continente africano estão países parceiros que podem(devem?) eticamente conversar pela defesa da Soberania dos povos. A África é uma riqueza de valores humanos para ajudar o Continente, aceitem senhores!

*******************************************

Vladimir Putin
NÃO É
RACISMO?

Vladimir Putin, Presidente da Rússia pergunta aos ocidentais e norte-americanos se na relação deles com o continente africano não haverá racismo? Agora que reforça as suas relações com dirigentes africanos pela defesa da soberania dos povos, mergulhando no Continente, Putin apercebe-se da idiossincrasia do povo africano, crítica “os sugadores da riqueza de África” e apelida-os de racistas temperados. E, atenção, a África precisa de se desenvolver sim mas, habitada com brancos, negros, amarelos, russos, …entre habitantes e viajados, não deve embarcar na luta entre o Ocidente – EUA com a Rússia.
Estamos fartos!

*******************************************

Presidente Bassirou D. Faye
POLIGAMIA!

Muçulmano convicto, mormente a existência de relações conjugais, Bassirou Faye trouxe na presidência da República do Senegal hábitos normais na ideologia que professa. Polígamo, trouxe as duas esposas que vivem com ele para o palácio presidencial. É verdade, o Senegal tem agora duas primeiras-damas. São elas Marie Khone Faye, que é uma mulher velada e dedicada, mãe de quatro filhos (três meninos e uma menina) com Diomaye; e Absa Faye, que personifica elegância e classe, ainda não tem filhos. Duas grandes damas tão bonitas quanto inteligentes. Observadores dizem obrigado ao povo senegalês pela sua grandeza de espírito. Parabéns ao novo Presidente que saiu da prisão e venceu as eleições e claramente que possui duas mulheres palacianas.

*******************************************

Aminata Traore
IDENTIDADE

Africana de origem Mali, política que vê e condena a intromissão europeia no Continente, proferiu um discurso em que ressaltamos:” A humilhação do Continente africano não reside unicamente na violência em que o Ocidente nos habituou; ela, humilhação, reside igualmente nos refúgios de compreender o que nós chegamos.

*******************************************

Emmerson Mnangagwa
DEFENDER ÁFRICA

O Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa apelou aos países africanos sobretudo, para denunciar o Ocidente colectivo que tenta manter um hegemonismo que vai contra a maioria das nações do mundo. Ele sublinhou que é importante ver as nações africanas como tendo grandes possibilidades de desenvolvimento e não apenas como países com recursos naturais colossais, incluindo minerais raros. Da mesma forma, Mnangagwa apelou a união de forças para enfrentar os actuais desafios da humanidade, como as alterações climáticas, a revolução tecnológica, as pandemias, as crises económicas e os conflitos bélicos.

*******************************************

Judith Tuluka
PUNHO E RIGOR!

Judith Tuluka é Primeira-Ministra do governo congolês-democrático que faz história na RDC quanto a política governamental. Nomeada pelo Presidente da República, Felix Tshisekedi, Judith Tuluka, bancária de profissão, alcândora- se no cimo da governação com mérito e profissionalismo, dizem que a conhecem, ela é propensa ao rigor na actividade profissional, o que a coloca o desafio de dirigir fundamentalmente homens na governação do país.

*******************************************

Serguei Lavrov
DIPLO- MACIA

Serguei Lavrov está em viagem a África para conversar com dirigentes africanos para ajuda neste momento de intrigas da Rússia com o Ocidente e EUA por causa da invasão da Ucrânia. Lavrov, um exímio diplomata russo vai convencer os africanos para reforçar a segurança pela soberania dos países, sobretudo os que estão em conflito com a França, e oferecer ajuda multifacética de Moscovo. Mas não transportar os conflitos na África que está sobrecarregada com problemas.

*******************************************

Nonhle Thema
TALENTO

A sul-africana Nonhle Thema, uma personalidade conhecida pelo seu trabalho como apresentadora no Channel O e a sua notável presença internacional , foi anunciada como parte do elenco do próximo filme angolano “O Homem mais Romântico do Mundo e a Virgem Princesa Osanda, episódio 1: esposa com Pé de Fada” dirigido e escrito por Valdemiro de Faria.

*******************************************

Paul Kagame
NO PARAÍSO DE ÁFRICA!

Um tribunal ruandês rejeitou um apelo de uma proeminente da oposição para que as suas condenações anteriores fossem retiradas, desqualificando-o para desafiar o Presidente Kagame nas eleições de Julho. Bernard Ntagande, um crítico feroz do governante com mão de ferro do Ruanda, apresentou uma petição ao tribunal superior de Kigali em Fevereiro, numa tentativa de anular condenações que datavam de há mais de uma década. Ele é a segunda figura da oposição a ser impedida de concorrer nas eleições de 15 de Julho contra Kagame. Um painel de três juízes decidiu contra Ntaganda, com base no que disse ser o seu não pagamento de custas judiciais de quase 106. 000 francos (cerca de 82 dólares) relacionadas com o caso anterior contra ele. Ntaganda, advogado e fundador do partido PS-Imberakuri, disse ter provas de que pagou os honorários mas que a decisão do tribunal “não foi um resultado surpreendente”. E agora, Kagame vai concorrer pela sua sucessão e no fundo, o Ruanda é um paraíso na África.

*******************************************

Benjamin Netanyahu
TERRORISMO

A comunidade internacional não aprovou a ofensiva israelita contra os palestinos que sofrem com guerra, fome e sevicias sem igual mas Benjamin Netanyahu não está nem aí, incentiva os militares israelita para massacrar mais. O povo da Palestina não pode sofrer mais, é o apelo da comunidade internacional.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário