Mundo

Irlanda do Nort ACORDO DE SEXTA-FEIRA SANTA CELEBRA 25 ANOS

Escrito por figurasnegocios

Foi há 25 anos que se assinou a paz na Irlanda do Norte. A 10 de Fevereiro de 1998, o primeiro-ministro britânico, o líder do Partido Unionista do Ulster e o líder do Partido Social Democrata Trabalhista assinaram um documento que seria, mais tarde, validado em voto popular.

Por: João Barbosa /Fotos: Arquivo NET

Tony Blair habitava, à data, no número 10 de Downing Street. O chefe do Governo do Reino Unido juntou o unionista David Trimble e o trabalhista John Hume com vista à pacificação no território setentrional da ilha da Irlanda.

Obviamente, também o primeiro-ministro da República da Irlanda, Bertie Ahern, esteve envolvido no processo. Posteriormente foi revelado que para o acordo contribuiu também Bill Clinton, que presidia os Estados Unidos.

 O Acordo de Belfast – igualmente referido como de Sexta-Feira Santa – pôs termo a décadas de confronto entre nacionalistas republicanos e unionistas, em que morreram mais de 3.600 pessoas, entre 1968 e 1998.

O tratado constituiu-se em dois documentos: um político regional e outro entre o Reino Unido e a República da Irlanda. Os dois textos incluíam diversos pontos de princípio, sendo o fundamental relativo à aprovação popular.

Segundo o estabelecido, as populações da Irlanda do Norte da República da Irlanda referendaram o Acordo de Belfast a 22 de Maio de 1998. No Ulster foi aprovado com 71,1% e na República com 94,39%. O Partido Unionista do Ulster nunca concordou com o processo de paz.

David Trimble e John Hume foram, nesse mesmo ano, galardoados com o Prémio Nobel da Paz. De todos os envolvidos, apenas Tony Blair e Bill Clinton puderam celebrar o quarto de século de paz. Bertie Ahern faleceu em 2008, John Hume em 2020 e David Trimble em 2022.

 

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário