Nota de Imprensa

Rei de Espanha em visita a Angola – ESPANHA VAI APOIAR DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA

Escrito por figurasnegocios

O Rei de Espanha disse  que Angola pode e deve aproveitar para relançar o crescimento, fortalecer o desenvolvimento económico e social, objectivos para os quais o Governo espanhol pode desempenhar papel importante com apoio empresarial e financeiro.

Felipe VI, que cumpriu uma visita de setenta e duas horas a Angola, discursou na abertura do fórum empresarial Angola-Espanha, que contou igualmente com a presença do Presidente de Angola, João Lourenço.

Segundo o monarca espanhol, Angola e Espanha cooperam em várias áreas há vários anos, desde as infra-estruturas eléctricas ao ensino universitário, saúde, transportes, geologia, tratamento de águas, pesca, tecnologias de informação, turismo e indústria.

As empresas espanholas, prosseguiu o Rei Felipe VI, podem apoiar o Plano de Desenvolvimento Nacional de Angola com a sua experiência, profissionalismo, podendo gerar melhores resultados a curto, médio e longo prazo.

“Angola atravessou um período muito complicado em termos económicos nos últimos anos num contexto, em 2018, de profunda recessão, com o preço do petróleo atingiu mínimos históricos tendo-se chegado  ao acordo com o FMI e a execução de um estrito programa de estabilização macroeconómica”, lembrou Felipe VI, destacando ainda os progressos de Angola no saneamento das contas públicas, baixa da inflação e uma balança de pagamentos equilibrada, bem como reservas internacionais estáveis.

O chefe de Estado espanhol sublinhou que Angola foi sempre importante para Espanha, frisando a sua enorme riqueza cultural e social.(DN/Lusa).


Decano dos jornalistas angolanos
MORREU SIONA CASIMIRO

Faleceu, no passado dia 9 de fevereiro, em França, o decano dos jornalistas angolanos, Siona Casimiro, vítima de doença. Siona Casimiro (tio Sona) nasceu a 12 de Maio de 1944, em Matadi, na República Democrática do Congo.

Diplomado pelo Centro de Formação Profissional de Jornalistas (CFPJ) de Paris, recebeu a carteira profissional pela primeira vez em 1969, após estagiar na Agência Congolaise de Presse (ACP).

Trabalhou na Angop, na PANA e na Associated Press. Foi chefe de Redacção do Jornal Apostolado, membro do Conselho Editorial da Rádio Ecclésia. Membro fundador do Sindicato dos Jornalistas Angolanos e do MISA-Angola.

Siona Casimiro foi igualmente formador de pelo menos três gerações de jornalistas, fruto da sua longa experiência profissional, carácter e dedicação às causas sociais mais nobres em defesa dos direitos humanos.

A Revista “Figuras & Negócios”, onde foi um dos seus mais brilhantes colaboradores, lamenta profundamente a sua morte, endereçando à família enlutada em particular e à classe jornalística em geral os mais sentidos pêsames.

PAZ À SUA ALMA!


TIRADAS DA IMPRENSA

“É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer, porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo”

– Clarice Lispector

…………………………………………………………..

“Eu sei que não sou nada e que talvez nunca tenha tudo. À parte isso, eu tenho em mim todos os sonhos do mundo”

– Fernando Pessoa

…………………………………………………………..

“Agora sei: sou só. Eu e minha liberdade que não sei usar. Grande responsabilidade da solidão”

– Clarice Lispector

…………………………………………………………..

“Qualquer ideia que te agrade /Por isso mesmo… é tua/O autor nada mais fez que vestir a verdade/Que dentro em ti se achava inteiramente nua…”

– Mário Quintana


BOCAS SOLTAS

O Presidente João Lourenço considerou que a visita de Estado dos reis de Espanha a Angola eleva ao patamar mais alto as relações que a República de Angola e o Reino de Espanha vêm edificando de forma sólida e consistente, através de uma interacção regular entre entidades de diferentes níveis dos nossos dois países. “Este facto favorece a concretização dos objectivos traçados para alcançarmos níveis de excelência nas nossas relações”, disse. João Lourenço proferiu tais declarações no decorrer da cerimónia de condecorações dos dois chefes de Estado, em Luanda. A seguir, alguns extratos do seu discurso:

…………………………………………………………..

O Presidente João Lourenço considerou que a visita de Estado dos reis de Espanha a Angola eleva ao patamar mais alto as relações que a República de Angola e o Reino de Espanha vêm edificando de forma sólida e consistente, através de uma interacção regular entre entidades de diferentes níveis dos nossos dois países. “Este facto favorece a concretização dos objectivos traçados para alcançarmos níveis de excelência nas nossas relações”, disse. João Lourenço proferiu tais declarações no decorrer da cerimónia de condecorações dos dois chefes de Estado, em Luanda. A seguis, alguns extratos do seu discurso:

…………………………………………………………..

“A nossa satisfação com a Vossa presença em Angola é ainda maior, por se tratar da primeira visita que Vossas Majestades realizam a um país da África ao Sul do Sahara, facto que reflecte, em nosso entender, a relevância que atribuímos às relações diplomáticas, económicas, comercias, culturais e científicas existentes entre os nossos países”

…………………………………………………………..

“Agradeço a Vossas Majestades, em nome de todos os angolanos, no da minha esposa e no meu próprio, a decisão tomada pelo vosso país, de nos outorgar a Ordem “Gran Collar de Espanha” e a Ordem de Mérito “Gran Cruz”, pois representa um estímulo para continuarmos a servir cada vez melhor os anseios do povo angolano e contribuir para o contínuo reforço das relações entre a República de Angola e o Reino de Espanha”

…………………………………………………………..

“Como sinal de reconhecimento do Vosso contributo no reforço das relações de amizade e cooperação económica crescente entre Angola e o Reino de Espanha, decidimos agraciar Suas Majestades os Reis de Espanha com a outorga da mais alta distinção angolana, a Ordem Agostinho Neto”

…………………………………………………………..

“Registamos, com agrado, a intensificação da cooperação no domínio empresarial nas últimas décadas, com o aumento da presença de empresas espanholas no mercado angolano. Por este facto, deveremos encarar a possibilidade de traçarmos um novo quadro de prioridades estratégicas, que nos permita dinamizar as parcerias e obtermos, consequentemente, maiores benefícios da nossa relação bilateral, que se reforçou um pouco mais com a assinatura há instantes de 3 importantes instrumentos jurídicos”.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário