Figuras de Cá

Figuras de Cá – Edição nº214

Escrito por figurasnegocios

Luísa Damião
AFASTADA

No início da preparação da lista oficial de deputados do MPLA que irão concorrer nas próximas eleições, falava-se com muita insistência que Luísa Damião seria a mais do que provável candidata a Vice-Presidente da República. A verdade é que o “sonho” de muitos companheiros e certamente dela, não se concretizou. A actual vice-Presidente do partido no poder não conseguiu alcançar tão apetecível patamar, mas tinha tudo para seguir uma trajectória governativa de sucesso. O que terá acontecido? O normal seria que a vice-presidente do partido a escolhesse, sobretudo por ser uma das figuras que mais trabalhou na sensibilização e mobilização de milhares de mulheres antes, durante e depois da forte campanha eleitoral levada a cabo pelo MPLA. Mais cedo do que tarde, conheceremos por que razão apanhou tamanha queda…


Jeremias Agostinho
Atento

Médico e comentarista de informação médica,Jeremias Agostinho tem carisma na sociedade pelo profissionalismo e zelo com que aborda as doenças e os cuidados que devem fazer os diagnosticados de qualquer doença.Por exemplo,na turbulência da Covid 19,Jeremias Agostinho foi apelidado de “médico do povo”,um epíteto que lhe honra na profissão e,quiçá,na Sociedade.


Marcolino Moco
Reconciliação

No círculo do poder no MPLA, Marcolino Moco já não está, não obstante ser antes membro do Bureau Político do partido que dirige o país e no governo. -Ocupou o cargo de Primeiro Ministro e, por Angola, foi indicado Secretário Geral da CPLP, organização dos países que falam português. Professor universitário, Marcolino Moco integra o conjunto de integrantes do MPLA que reivindicam a reconciliação para unidade no MPLA e consequentemente os partidos históricos, o MPLA e a Unita também reconciliem pelo benefício a nação que se forma.


Franco Mufinda
SERENIDADE

O Secretário de Estado da Saúde marcou o seu percurso de forma indelével numa das fases mais difíceis vivenciadas pelo sector, sobretudo na gestão da crise provocada pela pandemia da Covid 19. Franco Mufinda foi o porta-voz do Ministério da Saúde durante mais de dois anos Com a sua serenidade, transmitiu, através dos meios de comunicação social, sempre esperança de que o país conseguiria ultrapassar os problemas. E conseguiu! Não se tratou apenas de um mero “porta-voz”.Consciencializou,mobilizou a sociedade para a luta contra o vírus do século. Incansável, fez uma dupla de competência e maturidade com a sua “chefe”, a Dra Sílvia Lutukuta. Para breve, obviamente que este senhor venha a ser homenageado de uma forma muito particular por todos e cada um de nós.


Vera Daves de Sousa
HOMENAGEADA

Vera Daves seguiu o rumo dos seus antecessores no ministério das Finanças:foi premiada na reunião de Ministros das Finanças de África pela sua resiliência na direcção das Finanças de Angola. A jovem governante está a fazer uma trajectória brilhante e não há dúvidas que pode já ser considerada uma das melhores gestoras do pelouro que dirige com punho forte,liderando uma equipa igualmente constituída por jovens bem formados no interior e no exterior do país Aliás, neste seu primeiro mandato, o presidente João Lourenço apostou forte na juventude e no caso de Vera Daves ultrapassou as expectativas criadas com a sua nomeação qualificada por muitos críticos como “precoce”


Ana P do Sacramento
DESPORTIVISTA

Ana Paula do Sacramento Neto fez jus à sua missão de Ministra da Juventude e Desporto para apoiar os jovens empreendendidores. Desportista praticante de andebol e campeã africana por Angola, Sacramento Neto é um “peixe na agua” no cargo.


Dinho Chingunji/Florbela Malaquias
PARLAMENTO É A META

Dinho Chingunji e Florbela Malaquias tem em comum facetas partidárias:antigos membros da Unita, já se tinham rebelado contra o então Presidente Jonas Savimbi. Recentemente criaram os seus próprios partidos para concorrer às eleições gerais do País marcadas para Agosto próximo.Dinho,pelo partido Njango e Florbela pelo partido Humanista. Ambos querem, no mínimo figurar no parlamento nacional. Boa sorte!


Esperança Costa
CANDIDATA “ACIDENTAL”?

Intelectual e docente universitária e Secretária de Estado das Pescas, Esperança da Costa á a feliz contemplada para ser a futura Vice-Presidente da República. Na lista de candidatos apresentada pelo MPLA para concorrer nas próximas eleições assim assegura, pois logo a seguir a João Lourenço, lá está ela, apanhando de surpresa as pessoas menos avisadas sobre as suas potencialidades intelectuais, quer no domínio político, como social. Esperança da Costa, caso o seu partido ganhe o pleito eleitoral, irá substituir Bornito de Sousa que a seu pedido, não constará no governo de João Lourenço.


Nandó
FIM DE CICLO

Um dos membros do MPLA que participou mais tempo no governo e na presidência da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade provavelmente já não continuará à frente da Casa das Leis, mesmo que o seu partido torne a ganhar as eleições gerais marcadas para o próximo dia 24 de Agosto. Uma pista que pode assegurar esta forte probabilidade, é o facto de o seu nome não figurar entre os cinco primeiros lugares da lista dos candidatos a deputados apresentada pelo MPLA.Que futuro para Fernando da Piedade dos Santos? Muito forte na defesa dos interesses do seu partido, ele saberá frequentar o Parlamento como ninguém. Os seus adversários que se cuidem…


Adalberto/Vieira Lopes/Chivukuvuku
O triunvirato da alternância?

Adalberto Costa Júnior,Filomeno Vieira Lopes e Abel Chivukuvuku, como disseram, imaginaram a
criação de uma força política conjunta de alternância ao MPLA, mas não passou mesmo de uma
“imaginação”, pois tal como se apresentaram, o Tribunal Constitucional decidiu não permitir a legalização da Frente Patriótica Unida. No fundo, a coligação foi qualificada como estando “fora da lei”, sem possibilidade para entrar na corrida eleitoral pelo poder.Adalberto Costa Júnior claramente vai concorrer com o apoio dos demais, nomeadamente Filomeno Vieira Lopes, líder do Bloco Democrático e Abel Chivukuvuku que volta a abraçar a Unita e vai certamente figurar na bancada como um dos seus parlamentares mais activos, se não o mais decisivo na tomada de posições antagónicas ao governo do dia.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário