Figuras de Cá

Figuras de Cá – Edição nº213

Luísa Grilo
mau agoiro

Chamada a dirigir o Ministério da Educação, Luísa Grilo considerada como ‘expert’ da educação e ensino, não demonstrou o seu fito para assumir a sua missão de Ministra, sobretudo para dirigir a educação básica dos alunos tanto no ensino público quanto privado. O PR tocou no ninho, mas foi de leve porque a Ministra da Educação deve traçar políticas para ajudar os pais e encarregados de educação, dos educandos nas escolas com o objectivo de os consciencializar e educar sobre hábitos e costumes da nossa vida, da história do nosso país, enfim, os alunos não sabem de tudo sobre a moralização da sociedade.


Nimi a Nsimbi
reconciliação

Nimi a Nsymbi afirma-se como presidente da FNLA, partido histórico na luta contra o colonialismo português juntamente com o MPLA e a Unita. Substituiu Lucas Ngonda e promete que com a reconciliação e unidade dos militantes, a FNLA vai lutar, no pleito eleitoral, para continuar no parlamento com pelo menos dez deputados. Boa sorte, Nimi a Nsimbi!


Bispo Gabriel Mbilingue
Contradições

No clero católico angolano as opiniões contradizem-se entre os membros sobre as relações com o governo de João Lourenço, sobretudo às vésperas da campanha eleitoral de Angola. Recentemente, o Bispo Gabriel Mbilingue, depois de conversar com o Presidente da República, disse que as relações do Clero católico com o governo estão boas. Pois bem! Em homilias missais, párocos de distintas cidades de Angola dizem-se contrários a governação do MPLA dirigido por João Lourenço. Então, onde estamos nas relações entre governo e o clero católico?


Carlos Morais
o craque

No zonal de basquetebol masculino africano, realizado no Egipto, por equipas, o atleta Carlos Morais assinou exibições de espantar ao espectador habituado a vê-lo apático nos jogos. Na verdade, Carlos Moraes definiu-se como o motor da equipa com os cestos dos seis metros, obrigando os colegas a seguir os seus meandros. Uma exibição positiva, Carlos Morais, um excelente basquetebolista de Angola.


Paula Sacramento
Apoio à Juventude

Ministra dos Desporto e Juventude, Ana Paula do Sacramento tem feito jus à sua função de cuidar da juventude e oferecer a aposta dela ao empreendedorismo das profissões e arte de construir pelo crescimento do País rumo ao desenvolvimento, de que eles são partícipes. Exemplo: os concursos juvenis que se realizam, onde o objectivo é a paz, fraternidade e contributo à nação. Mas falta mais à juventude, criando-se sinergias dos órgãos públicos, ministérios do Desporto e Juventude, da Educação, da Cultura,do Ensino Superior, da Familia, fundamentalmente esses, para que os jovens encontrem a moralização e a pertença da família e do significado da nação que se pretende construir.


Tomás Faria
“nota 10”!

Tomás Faria, Presidente do Clube Atlético Petróleos de Luanda, tem razão para a premonição do clube no futuro do futebol no continente africano. Este ano, o Petro Atlético guindou-se no cimo do futebol e amealhou milhares de dólares na sua caminhada. É tempo de dizermos que a razão desconhece as razões da premonição de Tomaz Faria sobre o Petro Atlético na senda de integrar o top 10 dos melhores do continente.


Victoria Fortunato
mérito e carisma

Victória Fortunato, médica hidroterapeuta, é ousada na fisioterapia no seu consultório onde repousa uma piscina com água aquecida e luzes infravermelhas para curar os pacientes, principalmente os acometidos pelo AVC. A ginástica na água aquecida e o menu da clínica de Victória Fortunato, traz-nos uma prática que se usa nos países desenvolvidos e que ela adaptou e faz sucesso na cura de enfermidades. Afinal, diz ela, “a água é saudável e não permite que a doença marche no corpo do doente”.


Bornito de Sousa
de volta às aulas?

Se o MPLA ganhar as eleições gerais em Angola, cogita-te que Bornito de Sousa já não quer ser vice-Presidente da República, cargo que desempenha actualmente (com muito pouco protagonismo) no governo de João Lourenço.
Até ao momento, Bornito de Sousa não conseguiu falar para a F&N, mas os seus próximos asseguram que ele, em princípio, vai retornar à academia, dando aulas numa universidade pública. Bornito é formado em Direito e experimentou, anteriormente a docência, daí que não seja um “peixe fora da água”


Ana Dias Lourenço
país ecológico

Ana Dias Lourenço, a primeira Dama da República, assumiu a responsabilidade de plantar 27 000 árvores em Luanda e incentivou as mulheres dos governadores de províncias a participar na campanha de replantar e proteger as florestas, por forma a tornar as cidades mais verdes e mais limpas, abraçando um desafio: plantar um milhão de árvores no País nos próximos dois anos. Ana Dias Lourenço é madrinha da campanha de plantação de árvores apelidada “Eu sou a vida”.Pediu que todos,de mãos dadas,possam iniciar uma jornada de reversão do panorama,pois “a utilização dos recursos naturais deve ser gerida de forma inteligente para não comprometer as gerações vindouras”.


Luzia Moniz
Acutilante!

Luzia Moniz, antiga jornalista da agência de notícias de Angola em Portugal, é acutilante e dura quando escreve e fala como comentarista sobre a situação de Angola e de Moçambique.
Quanto à Angola,sua terra, Luzia não poupa aos actuais dirigentes do governo de João Lourenço, que não encontrou o sossego na governação que balança nas cadeiras. As eleições gerais no País onde João Lourenço, pelo MPLA, vai concorrer pela sua sucessão ao cargo de Presidente da República, ainda não mereceu a acutilancia de Luzia que critica os preceitos da luta contra a corrupção, contra a fome e o desemprego.


Salomão Xirimbimbi
de castigo!

Salomão Xirimbimbi,destacado membro do MPLA, não está mais no secretariado do Bureau Político e foi substituído por Idalina Prata, mas integra o grupo parlamentar do seu partido. Rumores sobre as decisões do último Congresso do MPLA indicam que Xirimbimbi foi castigado partidariamente pela sua conduta, contrária à da direção do partido. Figura de proa da governação de José Eduardo dos Santos, Salomão Xirimbimbi foi ministro do Plano e da Economia, das Pescas e também Governador Provincial do Namibe.


Matatidi Mário
o regresso da ‘lenda’

O artista e chefe da orquestra Interpalanca, Matatidi Mário, regressou à Luanda proveniente de Paris, França, onde vivia com a sua família (esposa e filhos). Matatidi Mário, um “show-man” que abrilhantou as festas e convívios dos angolanos que vivem a sua música e dança, regressou aos 79 anos; não vai cantar regularmente, mas disse que está a rever a família e os amigos mas se “a idade me permitir, sou capaz de dar um show”, acentuou. Cantador de muitas músicas que mobilizam aos angolanos pela paz e concórdia, assim como a luta pelo desenvolvimento do País, Matatidi é filho de um angolano que no período colonial fugiu para o antigo Zaire, o actual Congo Democrático.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário