Figuras de Cá

Figuras de Cá – Edição nº216

Nagrelha
HOMENAGEM

O músico de Kuduru, Nagrelha, que morreu na primeira semana de Novembro, foi sentidamente homenageado no antigo Estádio da Cidadela de Luanda. Músicos, políticos, governantes, amigos abraçados por familiares do falecido, renderam o tribuno àquele que se chamou de “Estado Maior do Kuduro”. Baptizado pelos seus pais por Gelson Caio Mendes, ele enveredou no referido estilo musical de cariz político-social e apelidou-se Nagrelha, o nome pelo qual ficou popularmente conhecido e eternizado. Nagrelha morreu no dia 18 de Novembro por doença pulmonar, no hospital Cardeal Alexandre do Nascimento. Deixa viúva e três órfãos.


Hélder Barber
O “CONSEGUIDO”!

Hélder Barber é o PCA do grupo Girassol, uma plataforma de comunicação social ligada ao MPLA. Quadro da rádio ligado à RNA, Barber é o conseguido dirigente da comunicação social que gira nas televisões de Angola, sendo que primeiro foi Director geral da TPA, depois como PCA da mesma estação e agora no grupo Girassol, onde o seu carro chefe é a televisão. Discreto, Barber conta no cardápio do grupo Girassol com um conjunto de brasileiros que faz a imagem do MPLA nas campanhas eleitorais.


Helena Paulo
MAIS VALIOSA

Atleta da selecção angolana sénior feminina que arrebatou o título de campeã africana no Senegal, Helena Paulo foi também eleita “Jogadora Mais Valiosa” do campeonato. Foi a décima quinta taça que Angola venceu em África e com esta conquista garante a presença, em 2023, no campeonato do mundo que será co-organizado pela Dinamarca, Suécia e Noruega, a partir de Novembro, e de certeza que Helena Paulo vai participar e empolgar os adeptos do andebol feminino. Parabéns, Helena Paulo e força Angola!


Isabel dos Santos
CONTRADIÇÕES

Viúva ao perder o marido e órfã do pai, antigo Presidente da República, a empresária Isabel dos Santos enfrenta inúmeras contradições sobre o empreendedorismo encetado ao longo dos tempos, a sagacidade imprimida no mundo dos negócios e a forma como se tornou empresária de sucesso tanto em Angola como internacionalmente. De um lado, oficial, acusam-na de beneficiar dos poderes do pai enquanto “dono de Angola” e, por isso, são confiscadas as suas acções nas empresas que criou. Mas na sociedade é dona de uma reputação tremenda por ter conseguido emprego para os jovens, sobretudo os mais ousados e competentes.Uma contradição que não pode deixá-la abandonar o patriotismo porque se julga uma filha de Angola que abandonou o território mas está dentro do Povo angolano.


Manuel Homem
CONFIANÇA

Antigo Ministro da Comunicação Social, Manuel Homem é agora Governador Provincial de Luanda e nos bastidores é considerado por observadores da política interna o “homem de confiança do Presidente João Lourenço para dirigir a revolução da Província”. Um estreante da política angolana no seu todo, Manuel Homem iniciou a carreira governativa como vice-ministro das Telecomunicações, substituindo o defunto Licínio Tavares na era de José Eduardo dos Santos e com o Presidente João Lourenço é o seu segundo cargo, mas na Tecnonologia e Comunicação Social não advogou alguma causa sobre os sectores que o relevassem como preferido para Governador de uma província tão polémica como Luanda.Ainda a procissão está no adro e depois…


Joana Lina
DESCANSO

Pessoa que no seio do partido MPLA se sobressaiu na cúpula dirigente, foi colocada no governo de João Lourenço; primeiro como Governadora Provincial do Huambo e depois no “cemitério de políticos” : o Governo Provincial de Luanda, e no meio do caminho da carreira foi exonerada. Então, Joana Lina desapareceu do círculo partidário-governamental. Especula-se que novos cargos lhe foram oferecidos , desde governante a embaixadora de Angola num país africano, mas o certo é que Joana Lina, economista, está a descansar em casa. É o fim da carreira política?


Vera Daves de Sousa
TRANSPARÊNCIA

O Ministério das Finanças anunciou um link para a sociedade acompanhar as acções do Executivo do Presidente João Lourenço, no âmbito da transparência e melhor comunicação. No site do pelouro de Vera Daves é possível verificar os procedimentos sobre a Regulação da situação do Património do Estado, o Programa de Investimentos Públicos e o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM). O cidadão pode acompanhar, assim, a trajectória da contratação pública, os ofícios dos órgãos públicos, instrução das solicitações de pagamento no âmbito dos projectos de investimentos públicos e o trabalho de Inspecção Geral das Financas.


Isaías Kalunga
DINAMISMO

Isaías Kalunga, Presidente do Conselho Nacional da Juventude, é, sem dúvidas, um dirigente juvenil dinâmico. Quer a falar, quer a conversar com e sobre o apoio de jovens, sobretudo os que carecem do primeiro emprego. Talvez por isso, o Presidente da República o nomeou para o Conselho da República como um dos seus conselheiros. Alegre, incansável, Isaías Kalunga conquista a simpatia da sociedade e torna-se difícil encontrar qualquer líder juvenil e até governante que chegue ao seu lugar ou ultrapasse o seu dinamismo, patriotiotismo e a vontade de servir ao próximo.


Bento Raimundo
RELÂMPAGO

Como um relâmpago, Bento Raimundo se fez político numa organização apêndice do MPLA, a Associação dos Jovens Angolanos Residentes na Zâmbia, e no regime de JES tornou-se deputado pela bancada da maioria parlamentar. Também desapareceu sem fumo! Nos bastidores, os observadores da política nacional não comentam o passado de Bento Raimundo, bem como o seu futuro político que, acreditamos, se esfumará.


Bento Bento/Bento Kangamba
NA SOMBRA

Bento Bento e Bento Kangamba não conseguiram a vitória do MPLA na província de Luanda como principal praça política do país em detrimento ao seu adversário, a Unita, e observadores adiantam o fim político desses militantes do partido dos “camaradas”. Bento Bento foi afastado do secretariado do Comité do Partido de Luanda, mas está acomodado no parlamento como deputado; mas Kangamba, que durante muito tempo a sua equipa de futebol o alcandorava, acabou como o seu Kabuscorp: nas ruas do bairro mítico de Luanda – Palanca- onde repousa a maior parte dos seus adeptos.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário