Nota de Imprensa

S&P melhora rating de Angola para B – RECUPEÇÃO ECONÓMICA E DEPRECIAÇÃO MENOR DA MOEDA À VISTA

Escrito por figurasnegocios

A agência de notação financeira Standard & Poor’s melhorou, recentemente, o “rating” de Angola para B-, prevendo que a economia já tenha saído da recessão no ano passado, ao crescer 0,2 por cento e acelerar para 2,3 por cento este ano.

“O programa de reformas do Executivo, os preços mais altos do petróleo e o alívio da dívida de alguns credores oficiais estão a reduzir os riscos imediatos de liquidez, razão pela qual se antevê que a recuperação económica e uma depreciação da moeda menor que entre 2018 e 2020 sustentem um declínio continuado no nível da dívida, facto que ajudou aquela agência a elevar o “rating” de Angola de CCC+ para B-”, lê-se na nota da Standard & Poor’s enviada à Lusa.

Na nota, a S&P explica que atribui uma perspectiva de evolução estável à avaliação sobre a qualidade do crédito, equilibrando “as ainda grandes necessidades externas de financiamento e os riscos associados, com a queda gradual dos níveis de dívida governamental até 2025”.

A subida do “rating” de Angola surgiu dias depois de a Fitch Ratings ter elevado também a opinião sobre a qualidade do crédito angolano, e no mesmo dia em que a Fitch Ratings subiu a avaliação sobre o Banco Angolano de Investimento (BAI), decorrente da melhoria de crédito sobre o país onde o banco opera, já que um banco não pode ter um “rating” melhor do que o do país onde está instalado.

“Os riscos sobre o pagamento da dívida de Angola diminuíram devido à melhoria acima do esperado nas métricas da dívida, o histórico e a expectativa relativamente à prudência orçamental, e um ambiente externo com mais apoio”, escrevem os analistas da S&P, que consideram que o abrandamento da pandemia de covid-19 vai evidenciar os esforços dos últimos anos.

“À medida que a pandemia de Covid-19 diminui, o país está a ver os ganhos das reformas difíceis implantadas nos últimos anos e ao abrigo do programa com o Fundo Monetário Internacional entre 2018 e 2021, incluindo a liberalização da taxa de câmbio, a introdução do IVA e a racionalização da despesa”, lê-se na nota enviada à Lusa.

A S&P antevê que a dívida pública tenha “caído abruptamente para 75% do PIB em 2021, baixando mais de 55 pontos percentuais face a 2020, uma queda dramática que foi ajudada pela apreciação da moeda em 18% no final do ano passado face ao período homólogo, para além de uma subida substancial no PIB nominal”. Esta evolução, concluem os analistas, “reverte uma boa parte da subida de 67 pontos percentuais registada no nível da dívida entre 2017 e 2020 que foi motivada, em grande parte, pela depreciação de quase 75 por cento da moeda.


TIRADAS DA IMPRENSA

“Não importa saber se a gente acredita em Deus: o importante é saber se Deus acredita na gente”
-Mario Quintana

“Quando me desespero, lembro-me de que em toda a história a verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e, por um tempo, pareciam invencíveis mas, no final, sempre caíram. Pense nisso! Sempre”
– Mahatma Gandhi

“Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado…”
– Jesus Cristo

“A educação para o sofrimento, evitaria senti-lo, em relação a casos que não o merecem…”
-Carlos Drummond de Andrade


BOCAS SOLTAS

O Presidente da República considerou os registos de vandalismo e arruaça (ocorridos em Luanda no passado dia 10 de Janeiro) como “um verdadeiro acto de terror” e “um macabro plano de ingovernabilidade”. Numa mensagem dirigida à nação, cujos extractos a seguir transcrevemos, João Lourenço não teve dúvidas:” impressões digitais deixadas na cena do crime são bem visíveis e facilmente reconhecíveis, e apontam para a materialização de um macabro plano de ingovernabilidade através do fomento da vandalização de bens públicos e privados, incitação à desobediência e à rebelião, na tentativa da subversão do poder democraticamente instituído”.

……………………………………………….

“A paralisação de uma pequena parte dos táxis de Luanda, mesmo depois de o Executivo angolano ter atendido prontamente à principal reivindicação das associações representativas da classe, que tinha a ver com a redução da lotação dos táxis por força das medidas de protecção contra a propagação do vírus SARS-COV 2, serviu de pretexto para o aproveitamento político com vista a criar a ira dos cidadãos utilizadores desses meios de transporte urbano”

……………………………………………….

“Naquele fatídico dia, valeu-nos o facto de a Polícia Nacional ter agido com bastante contenção, e as entidades privadas singulares e colectivas directamente lesadas terem se comportado como verdadeiros patriotas, tolerantes e responsáveis”

……………………………………………….

“Apelo veementemente a todos os cidadãos a se absterem de quaisquer actos de retaliação. Quem viu seu património vandalizado, queimado ou destruído, que não pague pela mesma moeda porque ninguém está autorizado a fazer justiça por mãos próprias. Entreguemos essa responsabilidade à Justiça e outros órgãos competentes do Estado!”

……………………………………………….

“As eleições gerais previstas terão lugar em ambiente de plena segurança para os eleitores e os observadores, em Agosto do corrente ano de 2022, como estabelece a Constituição da República. Em Angola, a única forma possível e legítima de se disputar o poder político é pela via democrática das eleições”

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário