Robert Francis Prevost, nascido a 14 de Setembro de 1955 em Chicago, EUA, é o actual Papa da Igreja Católica, tendo adoptado o nome de “Leão XIV”.
Ele é o primeiro norte-americano e também o primeiro membro da Ordem de Santo Agostinho a ser eleito Papa. Sua eleição ocorreu em 8 de Maio de 2025, após quatro votações no conclave, marcando um momento histórico para a Igreja.
Prevost possui uma formação académica sólida: é licenciado em Matemática pela Universidade de Villanova, mestre em Divindade pela Catholic Theological Union de Chicago e doutor em Direito Canónico pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.
Ingressou na Ordem de Santo Agostinho em 1977 e foi ordenado sacerdote em 1982.
Sua trajectória missionária começou em 1985, quando foi enviado ao Peru. Lá, desempenhou diversas funções, incluindo a de vigário paroquial e chanceler da Prelazia de Chulucanas, além de director de formação e professor de Direito Canónico no seminário de Trujillo. Em reconhecimento ao seu trabalho, tornou-se cidadão peruano em 2015.
Entre 2001 e 2013, Prevost serviu como Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, liderando a congregação em nível mundial. Em 2014, foi nomeado Administrador Apostólico da Diocese de Chiclayo, no Peru, e em 2015 tornou-se bispo dessa diocese. Posteriormente, em 2023, o Papa Francisco o nomeou prefeito do Dicastério para os Bispos, um dos cargos mais influentes na Cúria Romana, responsável pela nomeação de bispos em todo o mundo.
A eleição de Prevost como “Papa Leão XIV” representa uma continuidade com as reformas iniciadas por Francisco, especialmente no que tange à descentralização da Igreja e ao fortalecimento das comunidades periféricas. Sua experiência multicultural e pastoral, aliada à sua formação académica e administrativa, o posiciona como uma figura conciliadora e preparada para os desafios contemporâneos da Igreja Católica.
Deixe um comentário