Figuras do Mês

Victória Fortunato, Presidente da ANFA: FISIOTERAPEUTAS QUEREM SEDE E ORDEM

Escrito por figurasnegocios

Victória Fortunato, médica hidroterapeuta, reinvindica um lugar ao sol para os 2840 fisioterapeutas filiados na ANFA, Associação Nacional dos Fisioterapeutas de Angola, cuja sede está localizada numa das dependências do Conselho Nacional dos Técnicos de Diagnósticos e Terapeutas que abarca vinte e nove especialidades.

Victória Fortunato é a Presidente da ANFA que realizou, recentemente, na Huíla o  primeiro congresso nacional dos fisioterapeutas, onde representantes das províncias debateram a questão da proclamação da sua Ordem, entre outros assuntos relacionados com a vida da instituição.

A médica hidroterapeuta considera que a classe se sente muito prejudicada pelo facto de não estar a ser convenientemente valorizada. “Exercemos uma especialidade   muito importante para a vida de um paciente. Começamos no intra-hospitalar e terminamos no acompanhamento ao domicílio até que o paciente volte à vida normal”, disse à Revista F&N, confirmando, por outro lado, que  a ANFA já está formalizada como membro de pleno direito da Confederação Mundial da Fisioterapia.

Na conferência dos fisioterapeutas, no Lubango, participaram, como palestrantes, profissionais de Portugal e do Brasil e, de acordo com a nossa interlocutora,  “houve um diálogo familiar produtivo entre os professores e os técnicos angolanos”, aguardando-se a Constituição da Ordem dos fisioterapeutas filiados na ANFA.

UMA VIDA PELA HIDROTERAPIA

Victória Fortunato licenciou-se no ISPRA, em Luanda, e fez o mestrado na UPRA, na especialidade de Hidroterapia em Portugal e Suíça, pós-graduação em Agregação Pedagógica no ISCED e é doutorada em Ciências Sociais, na especialidade de Sociologia, pela Universidade Agostinho Neto.

É proprietária da Clínica/Hidroterapia “FisioVicto” desde 2008 e tem seis profissionais que a ajudam mormente na hidroterapia.Todos jovens, alguns formados on-job por Victória Fortunato, assumem-se, diariamente e em dois turnos, como excelentes profissionais, capazes de tratar pacientes de mais pequena à mais grave complexidade.

Importa destacar estes colaboradores, parceiros e colegas permanentes, nomeadamente Winnie Chaua, Campos da Silva, Lírio Monteiro e Mondy Andrade, bem como os administrativos Eduardo da Silva e Evanilson Ricardo.

Victória, que interage a tempo inteiro com os pacientes, tem também uma filha fisioterapeuta, que é a chefe de secção de fisioterapia no “hospital- prisão” de S.Paulo, mas não deixa de, uma vez ou outra, ajudá-la no tratamento dos pacientes na Clínica “FisioVicto”, localizada no bairro de polícia, Capolo II, nas imediações do Palanca com Viana.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário