Saúde e bem Estar

Afogamentos UMA FATALIDADE MUITO COMUM

Escrito por figurasnegocios

O afogamento ocorre quando há aspiração de líquido em razão de submersão. Essa fatalidade pode causar a morte, sendo necessário atenção em ambientes como rios e mares.É uma fatalidade muito comum e geralmente ocorre em momentos de lazer da vítima.


Essa fatalidade é responsável por uma grande quantidade de mortes, principalmente entre jovens e adolescentes. Todos os anos são registradas mais de 7.000 mortes em decorrência desse tipo de acidente, sem contar as vezes que o corpo não é encontrado e a morte não é registrada.

Podemos dizer que houve afogamento quando um líquido de qualquer natureza foi aspirado em virtude de submersão. O afogamento provoca a entrada de água nas vias respiratórias, impedindo a obtenção de oxigénio atmosférico, o que pode causar a morte caso a vítima não seja socorrida a tempo.

Principais causas de afogamentos – Os afogamentos são comuns durante o verão, época em que as pessoas mais frequentam áreas de rios e mares. Desconhecimento das condições do local e falta de habilidade do nadador estão entre as principais causas de afogamento.

Além disso, podemos citar como causas de afogamento o mergulho em áreas rasas, que pode levar a traumatismo seguido da aspiração de água, ingestão de bebidas alcoólicas, crises convulsivas, doenças cardiorrespiratórias e câimbras. Em afogamentos em residências, destacam-se os de crianças que se afogam em banheiras e outros recipientes com água por ficarem sem a supervisão de um adulto.

Denominamos de afogamento primário aquele em que não se observa nenhum factor que levou ao afogamento. Este ocorre naturalmente em virtude da falta de habilidade da vítima, por exemplo. Já o secundário está relacionado com alguma patologia que dificulte que a vítima mantenha-se na superfície.

Como ocorre o afogamento? – Quando uma pessoa entra em contacto com a água e percebe que sofrerá o afogamento, ela geralmente se desespera e inicia uma luta para manter-se na superfície. Quando ocorre a submersão, instantaneamente a pessoa prende a respiração. Essa parada da respiração depende da capacidade física de cada indivíduo.

In “Mundo Educação”-

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário