Ciência & Tecnologia

Muito para além das cripto moedas: O QUE SE DEVE PERCEBER SOBRE A TECNOLOGIA BLOCKCHAIN?

Escrito por figurasnegocios

Com a velocidade com que novas tecnologias surgem e passam a fazer parte do nosso dia a dia crescentemente mais digitalizado, e em que cada vez estamos mais dependentes das infraestruturas, sistemas, e código que constituem o admirável mundo (cada vez mais) novo e tecnológico, em que vivemos; invariavelmente vamos sendo introduzidos a uma série de “soundbites” e “buzzwords” novas que vão surgindo nesta frente tecnológica, e que naturalmente é mais rápido começar a ficar familiarizado com o termo, pela repetição do mesmo em várias fontes, do que realmente perceber em que termos práticos se aplica, e o que na realidade significa, ou até em que nos é, ou pode vir a ser útil ou importante.
Um desses casos é a tecnologia Blockchain.

Por: Daniel Castanho Pais*

Muitas vezes o Blockchain é referido como uma tecnologia associada a Cripto Moedas, e de uma forma generalizada, percebida por muitos como limitada a esse universo. Vamos desmistificar esse conceito, e de uma forma simples e directa, 1) perceber o que é a tecnologia Blockchain, 2) o que possibilita de importante e interessante, 3) porque se aplica muito ao universo das Cripto Moedas, 4) que outros diversos usos para além das Cripto Moedas pode ter; no fundo qual o seu potencial.

Tudo começa com a confiança. A confiança é a base de qualquer relação profissional ou comercial. E se em relações directas pode ser por vezes complexo ganhar e manter confiança, quando há diversos intermediários, o problema fica ainda mais difícil de gerir. Por isso, tradicionalmente para transacções monetárias, usamos instituições bancárias, que para além de manterem e cuidarem da sua reputação como forma de manterem e perpetuarem o seu negócio fidelizando os seus clientes (bem como o seu negócio), são reguladas por instituições centrais nos seus países, com obrigatoriedade legal de manter reservas, registos e tantos outros detalhes, fazendo no seu todo, com que seja possível manter a confiança nessas instituições financeiras, e num sistema com diversos intermediários.

Obviamente que uma estrutura com esta complexidade de gerir e manter, consegue o propósito de garantir seriedade acrescentando confiança nos processos, mas acresce naturalmente um custo, para se obter essa mesma confiança num ambiente de múltiplos intermediários.  Esse custo, tem de ser passado para os beneficiários desse mesmo sistema bancário tradicional, ou seja os seus utilizadores. Uma parte das comissões pagas pelos utilizadores, são inerentes à manutenção dos custos associados a este sistema, sendo a outra, obviamente, a margem de lucro do sistema bancário. Mas em resumo, temos que, para se poder operar com alguma confiança a nível de transações monetárias neste exemplo, num ambiente com diversos intermediários, precisamos de um sistema em que confiemos, e esta abordagem tem inerentemente um custo.

Pagamos um preço relativamente alto, para que exista um sistema confiável, em que os adequados registos e evidência que as transações aconteceram, em determinadas datas, entre determinados intermediários, com determinados valores.

Por outro lado, cada vez mais a nossa forma de interagir e de operar, também a nível profissional, se tem continuamente digitalizado e temos passado de forma muito rápida  a usar cada vez mais, novas tecnologias de rede, nomeadamente a Internet, onde a componente de confiança é baixa (pelo carácter aberto e universal da infraestrutura), agravada pelo facto de sabermos que a transição para estas novas formas de interação, acabam por  ter uma adoção mais rápida do que a adequada preparação para os utilizadores o poderem fazer de forma cuidadosa, abrindo o flanco às oportunidades de exploração pelos chamados Hackers, e tantos outros problemas de Ciber Segurança.

E é exactamente aqui que entra a tecnologia Blockchain, possibilitando transações fiáveis em cima de um canal não fiável por natureza, e com um registo descentralizado, independente de instituições financeiras centralizadas.

Como referido, a palavra “Blockchain” está associada principalmente a moedas virtuais e aos novos sistemas de pagamento digitais, mas a tecnologia Blockchain e seus princípios têm possibilidades de aplicação muito mais ampla em transações comerciais, pelo novo paradigma que possibilitam. A tecnologia Blockchain permite que os dados transacionais e as informações registradas nela, sejam imutáveis, garantindo a segurança e combatendo falsificações

A ideia básica é relativamente simples e consiste em dois elementos, que estão no seu próprio nome: o Bloco (Block) e a Corrente (Chain).

O Bloco é uma lista altamente criptografada de entradas relacionadas a transações de um negócio. Isso pode incluir o rastreamento do estado de entrega de um produto, das pessoas envolvidas no processo de produção do produto ou dos pagamentos feitos entre as partes. O que for importante para o negócio pode ser documentado no Bloco.

E por ser um sistema descentralizado (em que a documentação não é gerida apenas num local, como o servidor central de um banco, mas é distribuída entre os utilizadores de Blockchain) existem inúmeras cópias, potencialmente milhões, distribuídas por toda a rede. Não possibilitando que em apenas um sítio esta informação seja alterada, pois depois já não é validada pelos outros registos distribuídos.

O encadeamento dos blocos garante que o conteúdo do bloco permaneça confiável em todos os momentos. Por exemplo, se uma alteração for inserida num bloco, como um extrato de pagamento, todos os computadores de toda a rede verificarão o Blockchain para ver se a transação/alteração é válida e legitima (ou não…). Esta é a componente da Corrente

Ao combinar criptografia, descentralização, uma infinidade de partes interessadas e controle da comunidade, este sistema torna impossível ser manipulado por hackers. A confiança não surge da relação entre as partes ou por meio de um intermediário, mas da tecnologia e do processo de comparação na rede.

Por exemplo, as informações do Bloco também podem ser vinculadas a um “contrato inteligente” (software de contrato inteligente) que aciona automaticamente outras transações quando ocorre um evento específico. Por exemplo, após a venda de um produto, os pagamentos definidos nessa venda, podem ser feitos automaticamente a todos os que têm direito a um pagamento nos termos desse mesmo contrato.

Em vez de uma autoridade central, uma rede descentralizada é a autoridade. Isso aumenta a segurança, aumenta a velocidade  e agilidade operacional e cria confiança, tudo sem intermediários, logo podendo ter muito mais baixo custo e agilidade operacional.

As utilizações possíveis de um modelo fiável e descentralizado são muito amplas, como por exemplo no evitar de fraude eleitoral nos sistemas de voto electrónico (cada vez mais comuns e que seguramente serão o futuro generalizado). Através de um motor de Blockchain, podemos ter uma plataforma de votação que possa obter transparência nas eleições, sem comprometer a privacidade do eleitor, garantindo que os resultados eleitorais sejam precisos através de uma plataforma de código aberto que é segura e verdadeiramente verificável de ponta a ponta; ou num outro exemplo, os registos médicos do histórico clínico de pacientes, que têm, por vezes que ser partilhados entre vários provedores de saúde, ficando assim mais vulneráveis a exposição de dados sensíveis e confidenciais, que podem ser usados abusivamente por companhias de seguros, por exemplo, para diminuírem o seu risco na realização de seguros. Através da tecnologia Blockchain na gestão destes ficheiros electrónicos de dados sensíveis de pacientes, podemos garantir a confidencialidade, bem como manter um registo de todos os intervenientes que tiveram acesso a estes dados, mantendo a gestão de conteúdos sensíveis muito mais controlada.

Através de um motor de Blockchain, podemos ter uma plataforma de votação que possa obter transparência nas eleições, sem comprometer a privacidade do eleitor, garantindo que os resultados eleitorais sejam precisos através de uma plataforma de código aberto

E o mesmo se pode aplicar a informação sensível, de estado, do superior interesse de qualquer nação, entre tantos outros exemplos possíveis.

A abordagem inovadora de criptografia e manutenção de registros fiáveis e descentralizados que a tecnologia Blockchain permite,  vai-se tornar cada vez mais, uma ferramenta necessária para acompanhar os dados e protegê-los em ambientes abertos e de transação electrónica como a internet (e mesmo dentro de Intranets e redes mais exclusivas), mas é certo que o potencial e utilização futura, já é e será muito mais além, do que simplesmente ser, a tecnologia facilitadora e potenciadora das Cripto Moedas.

* Consultor em Estratégia, Digitalização e Inovação.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário