Figuras do Mês

Victória Fortunato: na água faz milagres

É verdade! A médica fisioterapeuta Victória Fortunato faz “milagres” na sua especialidade: Hidroterapia. Para conseguir alcançar o sucesso que tem estado a obter na sua Clínica – a Victo” – tem ao seu dispôr uma piscina com água a uma temperatura de 33/ 34 graus centígrados e utiliza lâmpadas ultra violetas.

Na sua Clínica, localizada num bairro de Luanda, encontram-se doentes que são tratados em diferentes especialidades e a tarefa dos integrantes da equipa de Victória Fortunato é garantir aos pacientes a cura devida.

Desde 2008, altura em que abriu a Clínica, 76 pacientes com todo o tipo de patologias, como AVC, lombalgia, escolioses cifoses, luxações, entorses, fracturas com osteosínteses e síndrome de Giulian Barre, foram curados. Outros, como um paciente de síndrome de Giullian Barre, estão há nove meses a recuperar. Enfim, fruto de um intenso trabalho científico moderno, já foram também recuperados 32 pacientes com heparesia e hemiplegia, entre outras enfermidades.

Victória Fortunato formou-se no ISPRA como médica fisioterapeuta e em Portugal e na Suíça foi fazer a especialidade em Hidroterapia; uma especialidade que a cada dia que passa vai fazendo uma verdadeira revolução, com a introdução de equipamentos e métodos inovadores. Victória Fortunato não se deixou ultrapassar, demonstrando vontade, empenho e determinação de fazer valer os seus conhecimentos científicos.

Hoje, a ClÍnica “Victó” é a única em Angola com condições técnicas, humanas e materiais mundialmente reconhecidas. “Até este momento, não tenho cooperação com nenhum país;quando preciso de material,recorro à Portugal”- afirmou Victória Fortunato quando perguntada sobre a cooperação, mas avançou que o seu sonho é abrir mais piscinas em cada província. “Aliás,é minha perspectiva que cada província tenha piscina com condições como a minha para que receba maior número de pacientes”, salienta.

Mas é um sonho ou recado ao governo ou empresários de Angola para que se preocupem com doenças correlatas e que, para a sua cura, precisam urgentemente o tipo de tratamento utilizado pela nossa interlocutora?

PERFIL

Victória dos Santos Semedo Fortunato, 57 anos, é natural de Luanda. Filha de Servolo dos Santos Semedo e de Maria de Assunção Rodrigues, é Técnica Média de Educação Física (INEF). É licenciada em Fisioterapia (ISPRA), Mestre em Gestão de Saúde (UPRA) e pós-graduada em Agregação Pedagogia (ISCED)em Luanda. Victória especializou-se em Hidroterapia em Lisboa e em Geneve. É tabém doutoranda em Ciências Sociais, na especialidade de Sociologia ( UAN) e exerce o cargo de Presidente da Associação Nacional dos Fisioterapeutas de Angola (ANFA).

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário