Desporto

Para as eliminatórias do CAN CAF autoriza abertura do “11 de Novembro”

Escrito por figurasnegocios

O Estádio 11 de Novembro está, excepcionalmente, autorizado a albergar jogos da Selecção Nacional pela Confederação Africana de Futebol (CAF), visando as qualificativas ao Campeonato Africano das Nações (CAN), a decorrer entre o mês de Junho e Julho de 2023, na Côte d’Ivoire, confirmou à Angop, o vice-presidente do Conselho Técnico da Federação Angolana de Futebol, José Neves.

O responsável explicou que o aval é temporário e que, em cada jornada realizada, a CAF orientou a inspecção do imóvel por parte de técnicos especializados. O dirigente disse que, após a fase qualificativa, a infra-estrutura continuará interditada, até o Ministério da Juventude e Desporto (dono do recinto) notificar as autoridades competentes, dando conta do cumprimento das exigências da CAF, para pedido de outra vistoria.

A CAF já tinha orientado uma acção igual ao autorizar o imóvel, temporariamente, para o jogo entre a Selecção Nacional e a congénere do Egipto (2-2), no dia 12 de Novembro último, para a quinta jornada das eliminatórias de acesso ao Campeonato do Mundo do Qatar, em 2023. Estão também autorizados os desafios das Afrotaças, numa altura em que o Petro de Luanda defronta, no próximo sábado, o Wydad Casablanca de Marrocos, para as meias-finais da Liga de Clubes Campeões.

O Estádio 11 de Novembro, com capacidade para 50 mil espectadores, foi inaugurado em 2010 por ocasião do Campeonato Africano das Nações. Doze anos depois são identificados vários problemas na sua estrutura como fissuras nos pilares e paredes, problemas nos elevadores, nas cabines de imprensa, bem como um visual menos recomendável no seu exterior.

Por ocasião da última inspecção, no fim do ano passado, a Confederação Africana decidiu manter a interdição, apesar de melhorias significativas efectuadas, fundamentalmente ao nível da relva, elevadores, área de imprensa, bancadas e placares electrónicos. Enquadrada no grupo E, Angola defronta na primeira jornada das qualificativas a República Centro Africana, dia 1 de Junho próximo, na condição de anfitriã. Na segunda ronda, dia 5 de Junho, o combinado nacional joga com o Madagáscar, em Antananarivo. O Ghana é o quarto integrante do Grupo. (J.A.)

Este ano na Côte d’Ivoire
FASE FINAL DO CAN VAI ARRANCAR EM JUNHO

O sorteio dos grupos da fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações já foi realizado e tudo indica que a prova vai mesmo disputar-se na Côte d’Ivoire, entre 23 de junho e 23 de julho.

Angola, de Pedro Gonçalves, vai disputar o Grupo E com o Gana, Madagáscar e República Centro Africana; a Guiné-Bissau está no Grupo A com Nigéria, Serra Leoa e o vencedor do play-off entre São Tomé e Maurícias; Cabo Verde ficou no Grupo B e vai medir forças com Burkina Faso, Togo e Suazilândia; Moçambique vai disputar o Grupo L com o Senegal, atual detentor do título, Benim e Ruanda.

O Jornal “A Bola” recorda que apenas os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para a fase final,sendo que no Grupo H, só existe uma vaga, isto porque a Côte d’Ivoire , anfitriã, tem a qualificação garantida.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário