Mundo

Se a Rússia cortar fornecimento à Europa EUA FALA COM FORNECEDORES GLOBAIS PARA EVITAR CRISE ENERGÉTICA NA UE

Escrito por figurasnegocios

Russia, 5 Junho, 2019. REUTERS/Anton Vaganov

Os EUA ajudaram a se preparar para o desvio de suprimentos de gás natural de todo o mundo para a Europa no caso de o fluxo da Rússia ser cortado, Num esforço para enfraquecer a arma económica mais poderosa de Vladimir Putin.À medida que os temores de uma invasão da Ucrânia crescem, autoridades dos EUA disseram recentemente que estavam negociando com fornecedores globais e agora estavam confiantes de que a Europa não sofreria uma perda repentina de energia para aquecimento no meio do inverno.

“Para garantir que a Europa seja capaz de sobreviver ao inverno e à primavera, esperamos estar preparados para garantir suprimentos alternativos cobrindo uma maioria significativa do déficit potencial”, disse um alto funcionário.

A preparação para o fornecimento de gás a granel faz parte de uma campanha dos EUA e seus aliados europeus para mostrar uma frente unida e coerente a Putin na esperança de impedi-lo de invadir a Ucrânia . Joe Biden disse na terça-feira que consideraria impor sanções pessoais ao próprio presidente russo.

Se a Rússia atacasse, disse Biden, seria a “maior invasão desde a Segunda Guerra Mundial” e “mudar o mundo”. Boris Johnson deu a entender que a Alemanha estava preocupada com a imposição de sanções contra a Rússia por causa de sua dependência do gás russo e disse aos parlamentares que estão sendo feitos esforços diplomáticos para persuadir Berlim e outros a irem mais longe.
O primeiro-ministro britânico disse que os “amigos europeus” estavam preocupados em impor as sanções mais duras possíveis a Moscovo por causa de sua “forte dependência” do gás russo – e também declarou que o Reino Unido estaria disposto a enviar mais tropas para a Europa Oriental se a Ucrânia fosse atacada.

A Europa já enfrentava problemas no abastecimento de energia quando a estatal russa Gazprom reduziu o fornecimento do gás em outubro, o que levou a um aumento nos preços ao consumidor.

Seus comentários vieram quando o presidente francês, Emmanuel Macron, e Olaf Scholz, o novo chanceler alemão, se reuniram em Berlim para coordenar suas posições, após relatos de divergências entre os aliados.

Macron disse que deveria falar por telefone com Putin (…), para “esclarecer” a posição russa. Ele disse que a França e a Alemanha nunca abandonariam o diálogo com a Rússia, mas acrescentou: “Se houver agressão, haverá retaliação e o custo será muito alto”.

O vice-chefe de gabinete do Kremlin, Dmitry Kozak, deve estar em Paris para conversar com conselheiros políticos da Ucrânia, França e Alemanha, em um esforço contínuo para manter as negociações, com cerca de 130.000 soldados russos agora concentrados nas fronteiras ucranianas.( Julian Borger, Washington | The Guardian, em Janeiro)
(Euronews)

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário