Actualidade Balaio dos Prazeres

Pela primeira vez na história da indústria africana de petróleo e gás

Escrito por figurasnegocios

ANGOLA ACOLHE A 8ª EDIÇÃO DO CONGRESSO E EXPOSIÇÃO DE PETRÓLEO EM ÁFRICA

A Organização Africana dos Produtores de Petróleo (APPO) vai realizar a oitava edição do Congresso e Exposição de Petróleo de África (CAPE VIII), em Luanda, de 16 a 19 de Maio próximo, com vista a promoção e apoio ao investimento no sector do petróleo e gás em África, bem como a reflexão sobre as orientações dadas pelos altos dirigentes políticos africanos responsáveis por este sector.

O evento, a ser promovido pela APPO, Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) e a empresa AMTRADE, decorrerá sob o lema “Desafios e Oportunidades na Indústria Africana de Energia,Petróleo e Gás”.

O evento vai congregar especialistas nacionais, regionais e internacionais da indústria de energia, petróleo e gás para deliberar sobre os desafios e oportunidades da transição energética e o futuro da indústria de petróleo e gás em África. Organizado há 18 anos, CAPE VIII é reputado como o maior e mais influente evento de petróleo e gás emÁfrica, que procura proporcionar aos investidores a oportunidade de terem informações e conhecimentos mais profundos sobre a direcção estratégica da indústria de petróleo e gás em África.

É uma conferênciaobrigatória e a única plataforma completa sobre política, negócios e interacção dos países membros daAPPO. O Congresso reunirá decisores, profissionais e operadores do sector público e privado nos níveis nacional,regional e internacional para discutir os desenvolvimentos actuais nas indústrias de energia, petróleo e gás de África. Participam também todos os ministros da energia, Petróleo e Gás e altos funcionários das empresas nacionais de petróleo dos países membros da APPO, criando assim oportunidades para os delegados e participantes da conferência terem uma interacção directa e informações em primeira mão,de políticos e decisores, sobre oportunidades de investimento na indústria nacional.

De acordo com a agenda do evento, serão analisados os seguintes subtemas: 1. O impacto da COP-26 e da transição energética no futuro da indústria de petróleo e gás em África;2. Desenvolvimento do conteúdo local Africano;3. Actualizações dos sectores upstream e downstream e agregação de valor através do conteúdo local;4. Parcerias bem-sucedidas no sector de petróleo e gás de África: perspectivas das NOCs em infra-estrutura transfronteiriça; 5. Desenvolvimento do mercado petrolífero Africano;6. Oportunidades de refinamento e processamento petroquímico e 7. Financiamento do sector de Petróleo e Gás: Posicionamento da AEICORP.

Entre os oradores principais do CAPE VIII destacam-se o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás de Angola e Presidente desta Organização durante o ano de 2022, Diamantino Pedro Azevedo, o Secretário-Geral da APPO, outros dignitários e delegados de alto nível dos países membros da APPO, bem como pessoas de reputadas organizações regionais e instituições internacionais dentro e fora das indústrias da energia, petróleo e gás.

Angola acolhe pela primeira vez este evento da indústria africana de petróleo e gás, desde a sua estreia (há dezoito anos). A edição anterior foi organizada em Abuja, Nigéria, em 2016, tendo atraído 47 palestrantes de alto nível, idos dos cinco continentes, 470 participantes de 37 países, 55 expositores e 13 patrocinadores.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário