Figuras de Cá

Figuras de Cá – Edição nº244

Cardeal Dom Alexandre do Nascimento
MORREU

A notícia fulminante encontrou-nos com a edição fechada mas permitirmos alterar a publicação, o Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, com 99 anos morreu no Domingo 29 de Setembro.

A comunidade católica e a população de Cabinda ao Cunene recebeu centidamente a noticia da morte do primeiro e até então Cardeal que deu o seu coração ao seu País e aos seus contemporaneos e logo-logo transmitiram-as mensagens de condolências a sua família à CEAST, um congresso que reúne Bispos e Sacerdotes de Angola e S.Tomé e Príncipe. O Presidente da República de Angola, em nome da família, do Governo e do povo, tansmitiu os sentimentos de pesar a família do Cardeal Dom Alexandre do Nascimento cujas exéquias vão realizar nos próximos dias de Outubro. Notícia desenvolvida será na próxima edição de Outubro.

*****************************************************

Paulo Flores
DIGRESSÃO

O músico Paulo Flores inovou uma digressão ao País Natal que o adora .Inicialmente, Paulo Flores e seus convidados, músicos e jornalistas, vão percorrer a cantar em Benguela, Huambo, Huíla e Bié, e outras províncias receberão depois a comitiva de Paulo Flores que se prolongará em três meses. Músico de renome, Paulo Flores canta e encanta com músicas de sua autoria que reportam a situação social e política do seu povo.

*****************************************************

Dalva Ringote
SURPRESA

Dalva Ringote não cansa de surpreender a comunidade, desde que entrou no governo, em 2017, até na sua exoneração em 2024. Pouco conhecida, Dalva, num rompante integrou o conjunto de mulheres que discutem sobre a situação social, económica e política e, imediatamente, o Presidente da República nomeou-a como Secretária de Estado do governo e, depois, como Ministra de Estado para a Questão Social. E agora? Foi exonerada numa altura em que estava a passar as férias permitidas com a sua família não obstante o gabinete da presidência da República omite a causa maior do exonerado, como é o caso.

*****************************************************

Mara Quiosa
“BOMBEIRO”

Veterana na governação de províncias (esteve nas províncias de Luanda, Bengo e Cabinda) agora foi nomeada como Governadora Provincial do Cuanza Sul e o Presidente João Lourenço apelidou-a juntamente com outro seu colega, do Huambo, “bombeiros” para a governação de Angola. Mara, ciente do grito da população para a reconstrução, deu luz verde na nomeação e exoneração dos departamentos que informam a governação do Cuanza Sul cuja capital, Sumbe, é empoeirada, qualquer coisa como uma cidade desgovernada e desleixada.

*****************************************************

Akwá
OPORTUNIDADE

A eleição do elenco da Federação Angolana de Futebol vai surgir nos próximos meses e abre-se a oportunidade de Akwá competir ao cargo de Presidente da instituição. De recordar que o futebolista manifestou o interesse de candidatar-se no período em que se instalou o caso em que o então clube do Médio Oriente em que Akwá se exibiu, queria que ele deixasse forçosamente a praticar o futebol a FAF não reagiu, até que o clube, entre questões que alegava, o jogador não teria de jogar pela selecção de Angola. Oportunidade é essa porque, Akwá no futebol aprendeu várias questões como seja o dirigismo nas instituições públicas e nos clubes.

*****************************************************

Suzana Abreu
POPULARIDADE

Suzana Abreu foi nomeada pelo Presidente da República para Governadora Provincial de Cabinda, um cargo que já exerce substituindo Mara Quiosa, que foi para o mesmo cargo no Cuanza Sul. Suzana, natural de Cabinda, a comunidade da província exultou-se e deu vivas à Governadora que passou no município de Belize como administradora. Uma desportista, Suzana é popular e identifica-se com a comunidade, talvez seja trunfo para a sua governação.

*****************************************************

Job Capapinha
ATÉ DEPOIS?

Job Capapinha já foi experimentado na governação provincial em Luanda e Cuanza Sul e pelo que apresentou como resultado, não cremos que o Presidente da República vai nomeá-lo mais para alguma província. Na verdade, Capapinha não sabe dirigir províncias nem tão pouco ministérios ou empresas públicas, mas se oferece a discutir, como demonstrou no Cuanza Sul onde houve bate-bocas entre ele, como Governador Provincial e o representante da Igreja Católica na provincial. Resta-lhe o Movimento Espontâneo onde ele integrou a cúpula dirigente de apoio (bajulação) ao segundo Presidente de Angola.

*****************************************************

Rui Falcão P. de Andrade
DINAMISMO

Rui Falcão Pinto de Andrade aprendeu a governação nas províncias do Namibe e Benguela mas não no conforto do seu Partido, onde esteve como seu Porta-Voz. O dinamismo que empreende na direcção do Desporto é consequência disso, da governação do Namibe e Benguela e surpreendeu muita gente que considerava o ministério dos Desportos muito amorfo.

*****************************************************

Tete António
CONFLITOS

No consulado de Tete António como Ministro das Relações Exteriores abriram-se portas para conflitos da diplomacia e entre diplomatas. São intrigas entre os do ministério e funcionários no exterior, enfim… O ministro não aguenta esse fardo todo que aparece misturado entre a diplomacia. Tete António, que é experimentado na diplomacia, não pode (deve) gerir a casa da diplomacia misturada com intrigas pessoais e conflitos de interesses. Angola exige aos funcionários diplomáticos, entre embaixadores e adidos, ética e dignidade no interesse da nação.

*****************************************************

Celeste Adolfo
ACÇÃO!

Novata na governação, Celeste Adolfo é Governadora Provincial do Bié, um celeiro do País. Como ingredientes, Celeste Adolfo impôs disciplina e organização como acção primeira da sua governação. Pacata e pouco falante, Celeste Adolfo, diz o que a conhece, é rigorosa com os responsáveis da administração da província que exige o cumprimento das tarefas locais e nacional.

 

 

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário