Por David Viegas
O diálogo de Segurança Energética EUA-Angola realizado em 18 de Junho, o secretário assistente do Bureau de Recursos Energéticos do Departamento de Estado dos EUA, Geoffrey R. Pyatt, revisou os progressos feitos no diálogo, que é o primeiro ESD presencial na África subsaariana durante a administração Biden e um resultado da visita do Presidente João Lourenço à Casa Branca no ano passado. Foram discutidas a segurança e transição energética em Angola, acesso à energia, descarbonização e cooperação na região.
Biografia Geoffrey R. Pyatt Secretário Assistente, Bureau de Recursos Energéticos, Departamento de Estado dos EUA, é membro de carreira do serviço exterior, classe de Ministro de Carreira, foi empossado como Secretário Assistente para Recursos Energéticos em 19 de Setembro de 2022. Pyatt serviu como embaixador dos EUA na Grécia de 2016 a 2022 e como embaixador dos EUA na Ucrânia de 2013 a 2016. Entre outras distinções, recebeu o Prêmio Memorial Robert Frasure do Departamento de Estado em reconhecimento à sua liderança na resposta dos EUA à invasão da Crimeia e do leste da Ucrânia pela Rússia em 2014.
Anteriormente, foi secretário assistente principal adjunto de Estado no Bureau de Assuntos do Sul e Central da Ásia de 2010 a 2013. Foi Chefe Adjunto de Missão na Missão dos EUA para Organizações Internacionais em Viena, Áustria, de 2007 a 2010. Serviu três vezes na Embaixada dos EUA em Nova Delhi, Índia, como Chefe Adjunto de Missão de 2006 a 2007, Conselheiro Político de 2002 a 2006, e Oficial Político de 1992 a 1994. O Embaixador Pyatt foi Oficial Econômico no Consulado Geral dos EUA em Hong Kong de 1999 a 2002 e Oficial Principal no Consulado Geral dos EUA em Lahore, Paquistão, de 1997 a 1999. Desde que ingressou no Serviço Exterior em 1989, também serviu na equipe do Conselho de Segurança Nacional, na equipe do Secretário Adjunto Strobe Talbott e na Embaixada dos EUA em Honduras. Antes de ingressar no Serviço Exterior, trabalhou com o Diálogo Interamericano, um think tank com sede em Washington que reúne os principais cidadãos das Américas. O Embaixador Pyatt cresceu em La Jolla, Califórnia, e possui um Mestrado em Relações Internacionais pela Yale e um Bacharelado em Ciência Política pela Universidade da Califórnia, Irvine.
Deixe um comentário