País

Novo Aeroporto Internacional Dr. Agostinho Neto será inaugurado em novembros deste ano

Escrito por figurasnegocios

O novo Aeroporto Internacional de Luanda será inaugurado no próximo dia 10 de Novembro, de acordo com o plano que a equipa de construção e instalação está a trabalhar. De acordo com o programa, também será inaugurada nesse dia a linha férrea que vai ligar o aeroporto ao Bungo, no centro da cidade.


O anúncio oficial deve ser feito nas próximas semanas pelo Ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu ou pelo próprio Presidente da República que duas vezes se deslocou ao Aeroporto Internacional para inspeccionar as obras que decorrem naquele local, numa linha de encosto de Luanda ao Bengo.

Nesta altura, está a proceder-se à primeira fase de recrutamento pela ATO (Aiaan Temporary Operator), entidade que vai gerir temporariamente o aeroporto por um período de seis meses, antes da gestão da nova infra-estrutura ser entregue definitivamente a um operador internacional. Este será escolhido através de um concurso internacional que será aberto em Setembro, devendo demorar cerca de três meses até estar concluído.

Nesta primeira fase de recrutamento estão a ser seleccionadas pessoas para apoiar o funcionamento da infra-estrutura, não ainda para as funções tecnicamente mais especializadas, sendo que de acordo com um comunicado da ATO, houve 204.461 candidaturas e numa primeira triagem, foram escolhidos 15.000, seguindo-se depois a selecção de 3.164 candidatos que em 16 de Agosto foram sujeitos a um teste psicotécnico virtual. Os que obtiveram “desempenho excelente” seguem para a próxima fase, que passa pela avaliação presencial em Luanda, seguido de um exame da especialidade para que se candidatem.

Os trabalhadores para o novo Aeroporto têm de ter valências especiais mesmo para funções mais simples.Por exemplo, os que irão fazer a varredura das pistas terão que saber falar inglês para se comunicar com a Torre de Controlo, de acordo com as exigências para certificação da infraestrutura. Está estimado que serão necessários cerca de 10 mil trabalhadores quando o novo aeroporto estiver a trabalhar em pleno, com 15 milhões de viajantes por ano, um nível que demorará vários anos a atingir, não depende apenas das infra-estruturas mas fundamentalmente do sucesso de uma estratégia que torne Luanda um hub na circulação de pessoas entre África, Ásia e a América.

Quando faltam poucos dias para a inauguração oficial do novo Aeroporto Internacional de Luanda, as informações vão no sentido de que o plano actual para a abertura das operações aeronáuticas no NAIL se vai cumprir, embora isso não signifique que todas as obras vão ficar prontas naquela data e que toda infra-estrutura esteja pronta a operar. O plano passa por iniciar operações de carga, logo no dia a seguir, passando depois para os voos domésticos e na última etapa, transferindo as ligações aéreas internacionais para o novo espaço.

Nesta altura e durante os primeiros de funcionamento far-se-á aquilo que se chama de “recepção “, à medida que pessoas e equipamentos se forem instalando, vai se perceber se está tudo a funcionar, que alterações terão ser feitas, que constrangimentos existem para o funcionamento da infraestrutura. Por isso, não estamos a falar de um aeroporto completamente pronto a 10 de Novembro, mas de uma estrutura que está apta para começar a operar, que se vai adaptando e desenvolvendo de acordo com as necessidades.

De acordo com o plano, este é um processo com uma duração prevista de 24 meses, o que significa que em Novembro de 2025, então sim, a quase totalidade das operações aeronáuticas estarão a funcionar no novo aeroporto. Isto porque, o Aeroporto 4 de Fevereiro não será totalmente descontinuado, a estrutura vai se manter como alternativa se houver algum problema no NAIL, mas também para voos presidenciais visitas oficiais de estadistas estrangeiros ao nosso País. Pelo menos nos primeiros anos será assim, depois se verá se existirá uma outra solução para o espaço onde está o Aeroporto 4 de Fevereiro.

Paralelamente, será necessário avançar com medidas concretas nos acessos rodoviários, a ligação da Praça da Independência ao NAIL pode demorar entre 35 minutos e 3,5 horas, de acordo com as condições do trânsito. Neste sentido, é necessário ser mais rigoroso na disciplina do trânsito, definir claramente zonas de paragem dos autocarros e criar passagens pedonais nos locais adequados e com condições para que a população não atravesse a estrada constantemente. A fluidez do trânsito, nesta via, também, será um factor de sucesso para o novo Aeroporto.

Esta será a grande obra do mandato de João Lourenço, um projecto que foi recuperado quando chegou à presidência e que irá custar no final um valor acumulado de pelo menos 8 mil milhões de dólares, sendo que mais de metade deste valor ,4,6 mil milhões USD, foram pagos à CIF,- na primeira fase de construção.

O empenho do Presidente João Lourenço, na conclusão do Aeroporto, é enorme e terá sido ele quem desbloqueou as verbas necessárias para ultrapassar alguns dos constrangimentos que foram acontecendo.


NÚMEROS DO NOVO AEROPORTO A FUNCIONAR EM PLENO

10 Mil trabalhadores são necessários para funcionar no limite das suas capacidades.

15 Milhões de viajantes, valor anual da capacidade na primeira fase do Aeroporto.

8 Mil milhões USD, valor mínimo estimado para o custo total da infra-estrutura.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário