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DACIA PREPARA O DAKAR 2025 COM O SANDRIDER

Escrito por figurasnegocios

A Dacia vai participar no Rali Dakar e no Campeonato do Mundo de Raid (W2RC), a partir de 2025. Para enfrentar alguns dos terrenos mais exigentes do planeta, a Dacia revela o seu protótipo de competição, o Sandrider. Este inovador protótipo explora de forma inteligente todas as possibilidades oferecidas pelos regulamentos da categoria T1+ Ultimate, privilegiando a agilidade e o peso. Concebido pelos designers da Dacia, diz a marca que o exterior simples do Sandrider vai directo ao essencial. O carro está equipado apenas com painéis de carroçaria que são considerados absolutamente necessários. Não existem peças decorativas ou supérfluas e, naturalmente, foi dada especial atenção à aerodinâmica. Como parte da abordagem da marca centrada nas necessidades essenciais das equipas de pilotos, o capô curto e aerodinâmico apresenta um design afunilado, desaparecendo do campo de visão dos pilotos. A pintura antirreflexo utilizada na parte superior do painel de instrumentos – uma técnica inspirada na indústria aeronáutica – também optimiza a visibilidade.

No que respeita ao habitáculo, os designers e engenheiros da Dacia deram especial atenção às necessidades, hábitos e constrangimentos dos pilotos e co-pilotos. O painel de instrumentos modular do Sandrider permite que cada ocupante adapte a ergonomia e a disposição de certos elementos às suas próprias necessidades.

E como se está perante uma das provas mais difíceis do planeta, isso implicou o reforço geral do carro, com uma subestrutura e pára-choques consolidados, carroçaria em carbono, suspensão de duplo braço e uma transmissão 4×4 concebida para a exigência das provas de rally-raid. Um inovador sistema eléctrico mantém a potência ideal para todos os equipamentos a bordo, mesmo nas condições mais difíceis. Mas há outros pormenores como sejam os  bancos Sabelt que são estofados num tecido especial anti-bacteriano que auto-regula a humidade. Outros exemplos incluem uma placa magnética, incorporada na carroçaria do Sandrider, para evitar que os parafusos de fixação das rodas se percam na areia. E para manter a temperatura baixa no habitáculo, os designers do Sandrider utilizaram pigmentos anti-infravermelhos diretamente integrados nos painéis de carbono da carroçaria.

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