País

Na área de recursos minerais: ANGOLA E NAMÍBIA REFORÇAM COOPERAÇÃO

Escrito por figurasnegocios

Uma delegação encabeçada pelo Ministro Diamantino Azevedo esteve recentemente , em Windhoek para, durante dois dias, cumprir uma intensa agenda de trabalho. Um encontro técnico, para a troca de experiências, entre o ministério angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e o ministério namibiano das Minas e Energia, preencheu a agenda, contando doze pontos, cujo destaque recai ao cadastro mineiro; legislação e regime fiscal para a indústria de lapidação de diamantes; pesquisa e exploração de diamantes offshore; pesquisa e exploração de urânio e legislação e regime fiscal para pesquisa e exploração de urânio.


O Instituto Nacional de Petróleo (INP)   apresentou o seu conjunto de cursos virados à mineração e hidrocarbonetos, seguindo-se a troca de experiências entre os dois países no domínio da exploração e produção de hidrocarbonetos em áreas reservadas (a exemplo do Okavango), bem como as oportunidades de investimentos nas indústrias mineira e de hidrocarbonetos.

O combate ao tráfico de combustíveis através da fronteira comum foi  tema em análise, ao que se seguirão temas como a Refinaria do Lobito e beneficiamento do cobre.

O programa inscreveu ainda visitas ao Cadastro Mineiro da Namíbia e Fábricas de Lapidação de Diamantes.

A visita à Namíbia do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e altos executivos de instituições tuteladas terminou com a realização de um encontro temático e a assinatura de um Memorando de Entendimento entre Angola e a Namíbia no domínio dos Recursos Minerais e Hidrocarbonetos.

Acompanharam o Ministro Diamantino Azevedo o Director Nacional de Recursos Minerais, os Directores Gerais do Instituto Nacional de Petróleo e do Instituto Regulador de Derivados de Petróleo, os Presidentes dos Conselhos de Administração da Agência Nacional de Recursos Minerais, do Instituto Geológico de Angola, da Endiama e da SODIAM, para além de dois administradores da ANPG e SONANGOL.


EXPERIÊNCIA NAMIBIANA

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, esteve recentemente na Namíbia à convite do seu homólogo, Tom Alweendo, numa jornada de trabalho que permitiu ver a experiência da Namíbia na exploração de diamantes no mar, na exploração do Urânio e olhar para o seu cadastro mineiro”, conforme revelou o governante angolano.

‘’ Angola está numa fase de melhoria do cadastro mineiro’’, disse , salientando que o país quer “olhar para a questão dos diamantes, na vertente da sua lapidação e polimento e ver a experiência da Namíbia em termos de regime fiscal e em toda a matéria relativa para que possamos melhorar a nossa estratégia em termos de lapidação e polimento de diamantes, no sentido comparativo da legislação, para que assim possamos atrair mais investidores”.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário